(Fotos: Divulgação | Secom) |
A força-tarefa do Gabinete de Crise prosseguiu neste domingo, 8, em São João da Barra,com ações emergenciais visando coibir os danos provocados pelas chuvas e cheia do Rio Paraíba do Sul. Além do monitoramento do curso da água, que segue baixando - A cota do Paraíba está em 6,10 metros - foram realizadas limpezas no entorno das comportas e manilhas para facilitar o escoamento da água.
Parte dos alagamentos está diminuindo com o retorno da água para o Rio Paraíba e o trabalho prosseguiu desviando o fluxo para a lagoa de Grussaí, evitando que atinja a área urbana de Cajueiro. A abertura natural da foz, em Atafona, também contribui para o aumento da vazão do rio para o mar.
Mais uma família se mudou para a casa se parentes e, agora, são cinco o número de famílias desalojadas, quatro na área rural e uma na área urbana, em Barcelos. A SB-02 continua interditada, pois ainda há água sobre o asfalto.
As ações prosseguem nesta segunda-feira com monitoramento da água e procedimentos em comportas e manilhas. A expectativa da Defesa Civil é que o Paraíba continue baixando, apesar da fase de maré alta, a chamada 'maré de lua', com pico às 14h e às 2h da manhã.
O município segue em Situação de Emergência, decretada na última sexta-feira, 6, e a população pode contactar a a Defesa Civil, que atua em plantão 24h, pelos telefones 199 e 2741-8370.
Fonte: Secom