segunda-feira, 16 de março de 2020

Visita do representante do Inea a São João da Barra


O engenheiro da Diretoria de Recuperação Ambiental (Diram) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Haylander Novaes, esteve nesta segunda-feira, 16, em São João da Barra para acompanhar os trabalhos emergenciais para mitigação dos impactos nas áreas alagadas pelo Rio Paraíba do Sul e ruptura do Dique São João, sendo decretada, pela prefeita Carla Machado, Situação de Emergência.

Acompanhado de representantes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, o engenheiro da Diram viu de perto as ações realizadas, entre elas melhoria do acesso dos moradores, abertura de valas, limpeza de canais e colocação de manilhas para facilitar o escoamento da água e a utilização dos equipamentos cedidos pelo Governo do Estado – quatro caminhões caçamba traçados, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica.

– Percorremos todos os trechos onde os equipamentos estão sendo utilizados e as áreas alagadas e mostramos que ainda precisamos desse maquinário para a realização dos trabalhos, que prosseguem mesmo com o nível do rio baixando, pois ainda existem áreas com acúmulo de água. Solicitamos sua permanência até que seja necessário – explicou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

Juntamente com a secretária, acompanharam a visita o subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcos Sá, o coordenador e o subcoordenador de Defesa Civil, Wellington Barreto, e Luís Fernando Aquino.

Situação de Emergência – Com a cheia do Rio Paraíba do Sul e a ruptura do Dique São João, várias áreas do município foram alagadas. No dia 4 de março, um Gabinete de Crise foi instalado pela prefeita Carla Machado, formado pelas secretarias de Segurança Pública - por meio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal -, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura, Obras e Serviços e Assistência Social e Direitos Humanos com objetivo de pôr em prática ações emergenciais. No dia 6, foi decretada Situação de Emergência, já que várias propriedades foram alagadas, estradas foram interditadas e famílias ficaram desalojadas.