terça-feira, 24 de março de 2020

Coronavírus: operação da Postura de Campos fecha comércios na Pelinca e em Guarus

(Foto: Genilson Pessanha)
Uma operação de agentes da Postura foi organizada na manhã desta terça-feira (24) para fechar, notificar e até multar comércios que não estão respeitando as normas da quarentena estabelecidas pelo decreto 33/2020. Cerca de 30 estabelecimentos, na área central do município e nos bairros Custodópolis e Parque Santa Rosa, em Guarus, foram alvos da ação. Bares, barbearias, lojas de rações e oficinas mecânicas, além de grandes redes, foram alertados e fechados, durante essa manhã, pelas equipes da Postura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

Victor Montalvão, superintendente de Postura, afirmou que é necessário um impacto como o gerado pela ação desta terça para que os donos desses estabelecimentos entendam a seriedade da atual crise da saúde provocada pelo Covid-19; apesar disso, ele frisou a diferença entre que os valores das multas para pequenos empreendedores e grandes redes de lojas de conveniência. “Nosso trabalho de fiscalização não vai parar, essas ações continuarão por tempo indeterminado. Nesta tarde, a mesma ação aconteceu na Pecuária, Nova Brasília e Parque Explanada”, explicou Victor para a equipe da Folha da Manhã que acompanhou a operação no Jardim Carioca, Custodópolis, Parque Santa Rosa, Pelinca e Treze de Maio, no Centro. 

Em paralelo, o Procon também foi para as ruas para realizar um levantamento de preços nas farmácias da Pelinca. O trabalho foi para identificar os aumentos abusivos nos preços de álcool líquido e máscaras, justificados pela alta demanda.

– Nós estamos estudando os preços dos últimos três meses para podermos ver se houve aumento abusivo ou não. A população muitas vezes não consegue enxergar que o estudo não pode ser feito de imediato, nós temos, nas últimas duas semanas, produtos chegando e saindo todo dia – contou Douglas Leonardi, superintendente do Procon, justificando a necessidade de uma fiscalização diária e semanal.






Fonte: Ascom