segunda-feira, 16 de março de 2020

São João da Barra na guerra contra o Coronavírus


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, reuniu os secretários das pastas de Saúde, Desenvolvimento Econômico eTecnológico, Segurança Pública, Procuradoria-Geral, Educação e Cultura, Comunicação Social e Assistência Social eDireitos Humanos, no domingo, 15, para debater o Plano de Contingência Municipal, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos públicos municipais, visando a prevenção ao coronavírus, dentre eles, capacitação dos profissionais da Saúde; fiscalização das empresas do Porto do Açu, pousadas e restaurantes, e etc.

Na sexta-feira, 13, a prefeitura publicou o decreto 16/20 que dispõe sobre medidas de emergência para o enfrentamento do coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o último dia 11 como uma pandemia. A suspensão das aulas no sistema de ensino municipal foi uma das medidas para evitar a propagação da doença.

O município não possui casos de Coronavírus atualmente, porém é uma pandemia, e o Estado do Rio de Janeiro registra casos de transmissão local, quando já existem pessoas contaminadas e há riscos para outras pessoas. “A palavra de ordem hoje é prevenção! Não estamos imunes, é preciso que todos saibam se proteger, e acatem as medidas de segurança propostas pelo Ministério da Saúde. Mais do que nunca, precisamos de enganjamento nesta luta”, ressaltou a prefeita Carla Machado.

As medidas adotadas pelas secretarias de Saúde e Educação e Cultura têm como finalidade reduzir a propagação do vírus. A secretária de Saúde, Arleny Valdés, chamou a atenção para o fato da doença se parecer com uma gripe, sendo necessário checar todos os sintomas, para que a pessoa não se desloque desnecessariamente à unidade de Saúde. “Há casos do paciente procurar ajuda médica e acabar se infectando, pois o local recebe maior número de pessoas doentes, e o coronavírus é uma doença respiratória. A informação ainda é a melhor forma de se precaver”, pontuou.