Modernização da gestão municipal, ampliação do acesso da população aos serviços públicos e promoção do desenvolvimento por meio da tecnologia. Estas são algumas das vantagens da Rede Óptica Municipal, que será implantada em São João da Barra a partir de abril, com prazo de conclusão de 30 dias.O cabeamento abrange inicialmente sete quilômetros de extensão na região central e a previsão é, em uma segunda etapa, se estender a todos os distritos. Posteriormente, câmeras de monitoramento e telefonia por IP também serão agregadas aos serviços.
O plano de ação foi apresentado à prefeita Carla Machado nesta quarta-feira, 4, por representantes da empresa Ziva Tecnologia e Inovação, responsável pela implantação do projeto, em reunião com participação, também, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino de Souza, do superintendente de Gestão de Petróleo e Bioenergia, Wellington Abreu, e da secretária de Comunicação Social, Mônica Terra.
A Rede Óptica Municipal vai contar com 15 pontos de acesso gratuito à internet, em espaços de lazer e de grande circulação de pessoas, definidos pela Prefeitura e que permitirá a otimização na gestão de setores como o financeiro, tributário, de Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Turismo, entre outros.
Para a prefeita é mais uma conquista para São João da Barra. “Com essa rede vamos atender não só os setores administrativos, mas a população de forma direta com acesso a wi-fi nas praças da sede e, posteriormente, nos outros distritos. É um desejo antigo possibilitar internet gratuita, e meios dos munícipes utilizarem como lazer, trabalho e estudo”, destacou.
O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), do Governo Federal. São João da Barra é uma das 300 cidades contempladas com o plano desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
"Essa demanda vem sendo trabalhada de forma integrada nos últimos três anos pela administração municipal para garantir esse direito à população sanjoanense. Realizamos modificações nos projeto, que atualmente está em fase de execução", destacou o superintendente de Gestão de Petróleo e Bioenergia, Wellington Abreu.
O gerente de Projetos da empresa responsável, Roberto Carvalho, explicou que, cumprindo o prazo de 30 dias para conclusão da instalação, o passo seguinte será a inspeção por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e entrega da rede.
Fonte: Secom