sexta-feira, 22 de março de 2019

Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de SJB, no lançamento do Programa Rumo ao Rio

(Foto: Divulgação)
O município de São João da Barra foi representado pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, no lançamento do Programa Rumo ao Rio, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ). O evento, nesta quinta-feira, 21, aconteceu no Rio Othon Palace, na cidade do Rio de Janeiro.

Participaram o governador Wilson Witzel, que assinou decreto que dispõe sobre o programa, e o secretário de Estado deTurismo, Otávio Leite, além de outras autoridades do ramo. O Programa Rumo ao Rio visa a capacitação e apoio na expansão do mercado de eventos nos 92 municípios fluminenses, além de reforço aos já existentes. 

Na ocasião, também foi firmada pelo governo, a emissão da Declaração de Apoio Oficial do Governador, que vai acelerar e apoiar a captação de eventos. O documento facilitará o acesso a serviços públicos que estão sob a gerência da administração estadual. O formulário deve ser preenchido no site www.setur.rj.gov.br e o prazo de retorno da Secretaria é de até sete dias úteis.

Witzel também assinou decreto que concede ao expositor do ramo de turismo de negócios/eventos isenção de pagamento de tributo sobre as mercadorias expostas, passando, agora, a pagar o valor referente ao tributo (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -ICMS) somente sobre o que foi vendido. A ideia é estimular o setor de turismo, promovendo renda e empregos.


O governador reafirmou que “O turismo é o novo petróleo” e será capaz de alavancar o desenvolvimento econômico do estado. Ele ainda citou que o interior do Rio de Janeiro merece ser prestigiado. “Não é só de praias que vive o povo fluminense”, disse. 

- Investir no turismo é fundamental. Neste primeiro semestre o secretário Otávio Leite está autorizado a investir no marketing do estado 20 milhões de reais - ressaltou Witzel.

O Trend de Turismo é um marco histórico para o mercado de eventos - conferências, jornadas, eventos culturais, seminários, campeonatos, shows, congressos, feiras e outros. De acordo com Otávio Leite, esses agentes econômicos buscam fazer do turismo algo além de fonte de renda, mas também fonte de inspiração para que o Rio de Janeiro cada vez cresça mais. “Quem atua nesses setores traz ingredientes a mais que são o amor, a consideração, o respeito e o compromisso com o estado e a cidade”, frisou.

Para Edivaldo Machado, a união entre as diversas esferas governamentais vai fazer a diferença na vida de toda a população.


- Agradeço o convite para participar do evento e fico entusiasmado com a percepção do governo estadual, por meio da secretaria de Turismo, de dar visibilidade ao interior do estado. Nosso município, além de praias, possui outras fortes tendências na área turística, e estamos junto à TurisRio, e diversos municípios, buscando o fortalecimento deste setor e a geração de trabalho e renda para nosso povo - pontuou 

O município - São João da Barra também foi lembrada pelo governador Wilson Witzel ao dizer que, até o final do ano, conseguirá encerrar o processo que transforma o Porto do Açu em uma Zona de Processamento Especial (ZPE) e, com isso, dinamizar o investimento em economia para novas empresas. 

Outra citação do gestor estadual é de que, até o final do ano, vai asfaltar estradas com maiores problemas de tráfego, melhorar o interior. “Muita coisa boa virá por aí”, prometeu.

- Estamos confiantes de que nosso município será lembrado pelo governador também neste assunto referente ao asfaltamento de estradas, o que vai melhorar não só o fluxo de turistas, como também a qualidade de vida dos moradores da cidade que abriga o Porto do Açu”, frisou o secretário municipal de Turismo.







Fonte: Secom PMSJB