sexta-feira, 29 de março de 2019

Meninas de Guarus: Lewandowski cassa liminar que mantinha Nelson Nahim em liberdade

(Foto: Silvana Rust)
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar que mantinha em liberdade os condenados em primeira instância no caso que ficou conhecido como “Meninas de Guarus”. Entre os 14 réus no processo, está ex-presidente da Câmara de Vereadores de Campos e ex-deputado federal, Nelson Nahim Matheus de Oliveira (PSD), que pode voltar a ser preso.

Os envolvidos foram condenados pela juíza Daniela Barbosa Assumpção, da 3ª Vara Criminal de Campos, a penas que variam de 6 a 31 anos de prisão pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros.

Sentenciado a doze anos de reclusão e preso em junho de 2016, Nahim, que é irmão do ex-Governador Anthony Garotinho (PRP), estava em liberdade desde outubro daquele mesmo ano, quando foi solto por um habeas corpus concedido pelo próprio Lewandowski.

O caso — A denúncia relata que, no período de um ano, de maio de 2008 a maio de 2009, os réus mantiveram em cárcere privado crianças e adolescentes, com diferentes idades, algumas na faixa dos oito e 11 anos, para prostituição e exploração sexual. Privadas de liberdade, segundo a denúncia, até quinze jovens viviam em quatro casas geminadas no número 92 da rua Ary Ribeiro Vaz, em Custodópolis, no subdistrito de Guarus, em Campos. As vítimas eram, segundo a denúncia, obrigadas a se drogar e eram levadas de carro aos locais dos programas sexuais.

A defesa de Nahim nega a participação de seu cliente e afirma que a decisão “é assustadora, não tem qualidade jurídica, é pura ilação e uma forçação de barra, sem provas”.

Condenados — Além de Nahim, outras 13 pessoas foram condenadas pela juíza Daniela Barbosa Assumpção em 2016, após o inquérito se arrastar por sete anos e 17 juízes se declararem suspeitos para julgar: Dovany Salvador Lopes da Silva (8 anos de prisão), Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro (8 anos), Leilson Rocha da Silva, o “Alex” (31 anos e 1 mês), Ronaldo de Souza Santos (31 anos e 1 mês), Thiago Machado Calil (25 anos e 8 meses), Fabricio Trindade Calil (25 anos e 8 meses), Renato Pinheiro Duarte (14 anos), Fabio Lopes da Cruz (8 anos), Robson Silva de Barros Costa (8 anos), Marcos Alexandre dos Santos Ferreira (7 anos), Cleber Rocha da Silva (6 anos e 6 meses), Jayme Cesar de Siqueira (6 anos) e Sergio Crespo Gimenes Junior (1 ano e 6 meses).

Como Nahim, Thiago, Fabrício e Marcos Alexandre são ex-vereadores.






Fonte: Terceira Via