sábado, 30 de março de 2019

Batman comemora 80 anos


Batman é um personagem fictício, um super-herói da banda desenhada americana publicada pela DC Comics. Foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939).

O Batman comemora neste dia 30 de março 80 anos de sua estreia nos quadrinhos. O herói apareceu pela primeira vez na Detective Comics #27 e, apesar do quadrinho contar com o mês de maio impresso em sua capa, o lançamento aconteceu no terceiro mês de 1939.


Oito décadas atrás, chegava nas bancas ianques a edição 27 do gibi Detective Comics. Era uma mudança de rumo para a publicação, que aos poucos abandonava as histórias em quadrinhos policiais para abraçar um conceito novinho em folha: os super-heróis, inaugurado no ano anterior com a criação do Superman. Batman foi uma encomenda da editora para o desenhista Bob Kane, que bolou o novo herói ao lado de Bill Finger. O sucesso foi imediato e logo espalhou-se por outras mídias. Nestes 80 anos, o Batman foi representado no cinema por uma dezena de atores que contribuíram, cada um à sua maneira, para a expansão da mitologia do Cavaleiro das Trevas.


A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina então a si próprio, tanto física como intelectualmente, e cria uma persona inspirada no morcego para combater o crime: Batman.


Batman opera na cidade fictícia de Gotham City, e é ajudado por outros personagens incluindo o seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin. Ao contrário da maior parte dos super-heróis, Batman não tem superpoderes; faz uso do seu intelecto de gênio, da sua perícia em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria de inimigos do Batman, incluindo seu arqui-inimigo Coringa.