O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Edivaldo Machado, participou nesta sexta-feira, 15, do workshop Agroturismo e o Turismo Rural, promovido pela Prefeitura de Quissamã. Na ocasião, foram apresentados casos de sucesso das montanhas capixabas, com palestra do empresário Leandro Carnielli, presidente do Conselho Curador do Convention Bureau das Montanhas Capixabas.
A palestra teve como foco o desenvolvimento do agroturismo na região e reuniu secretários municipais de Turismo do interior fluminense, o presidente do Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Turismo, Leó Anderson, e representantes do Governo Estadual nas áreas de Turismo e Agricultura.
Edivaldo Machado elogiou a iniciativa, que apresentou uma nova proposta para o desenvolvimento do agroturismo da região. "Cada cidade deve buscar suas potencialidades. O que vimos hoje mostrou que cada um, dentro de suas características, tem potencial para desenvolver ainda mais o turismo em sua região. Sem dúvida São João da Barra ainda tem um grande potencial turístico a ser explorado e estamos trabalhando para isso”, pontuou.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco destacou que "o turismo é o novo petroleo" e que cidade boa para turista é aquela que é boa para morar. “Temos que promover mais ações de políticas públicas para atrair turistas e a sociedade nos pauta a cada dia para o trabalho em parcerias”, salientou.
Leandro Carnielli, considerado um dos precursores do agroturismo no Espírito Santo, contou como a região despontou no cenário nacional com esse tipo de turismo. "Tudo começou com uma necessidade, mas fazer turismo sem cultura não existe. Temos que trabalhar e valorizar nossa história”, lembrou.
Ele destacou a importância do produtor rural se reconhecer como empresário e buscar agregar valor à sua produção e da necessidade da organização do território e do trabalho em parceria para o desenvolvimento do agroturismo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, lembrou que o estado vive um momento importante em que entende o turismo como alternativa do desenvolvimento do interior. “Nosso interior é muito rico, é preciso construir uma base forte para o turismo. Precisamos que os empresários acreditem nesse potencial e a comunidade reconheça sua cidade como turística", explicou.
Durante o evento foi unânime entre os discursos dos participantes que para o agroturismo deslanchar no interior do estado é preciso que todos se unam em busca do mesmo objetivo e que o Rio de Janeiro vai muito além da metrópole, mas é preciso trazer o turista para o interior.
O evento contou com representantes dos municípios de São João da Barra, Campos, Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Tanguá, Cardoso Moreira, Carapebus e Rio Bonito. Depois da palestra os convidados assistiram a apresentação do grupo de Jongo Mirim no complexo de Senzalas de Machadinha.
Em novembro será realizado em Venda Nova do Imigrante, o Encontro Nacional do Turismo Rural, considerada capital do Agroturismo.
Fonte: Secom PMSJB
Fonte: Secom PMSJB