sábado, 7 de julho de 2012

PRAÇA DO LICEU ENTREGUE À MORADORES DE RUA

foto: Ralph Braz

A praça em questão é a do Barão do Rio Branco, que muitos não conhecem pelo nome, e sim por pracinha do LICEU. Esse espaço urbano é denominado "quadrilátero histórico”.

Foto: Ralph Braz

A praça foi revitalizada recentemente, ganhando um expressivo visual paisagístico, com plantas originais, gramados mais viçosos, tinhorões de várias espécies e flores naturais da flora silvestre, com o objetivo de proporcionar a comunidade, um espaço onde a família poderia estar desfrutando desse belo conjunto arquitetônico. Só que o temos visto é o contrário, as famílias foram expulsas deste belo espaço devido a grande insegurança e da invasão de moradores de rua, que escolheram a praça e seu coreto secular como moradia definitiva, e para piorar ainda mais a situação, a praça fica em frente a Câmara de vereadores, que deveriam representar a população.


Foto: Ralph Braz

Esperamos que as autoridades, devolvam este espaço urbano, arquitetônico, de volta à comunidade.


A HISTÓRIA DESTE CONJUNTO

É um conjunto arquitetônico estruturado no entorno da Praça Barão do Rio Branco, e no qual se destacam os seguintes marcos históricos: o prédio do Liceu de Humanidades de Campos, construído em meados do século XIX ( 1861-1864, período da construção) para residência do Barão da Lagoa Dourada; o da Vila Maria, edificado nas primeiras décadas do século XX, antiga residência de Finazinha de Queiroz e seu esposo Sr. Atilano Crisóstomo de Oliveira (dono de duas usinas), construção essa datada de 1918; o do Fórum Nilo Peçanha,arquitetura inspirada no Parthenon de Atenas, que atualmente é ocupado pela Câmara de Vereadores de Campos e cuja construção data de 1935, além da própria Praça, que conserva as características originais da Belle Époque. Entende-se que esse conjunto é marco de uma época e de uma classe social, que estão representados na permanência de elementos significativos para a memória coletiva.

foto: Ralph Braz/ Villa Maria


LICEU de Humanidades

Antigo Fórum Nilo Peçanha/ foto: Ralph Braz