sábado, 5 de novembro de 2011

GARGALOS EM SUPERMERCADOS DE CAMPOS.

Prezados amigos leitores, para esclarecer Gargalos são pontos de estrangulamento ou de desempenho inferior ao sistema ao qual está inserido, um bom exemplo são as filas do supermercado, que pode receber milhares de pessoas simultânemente mas não pode atende-las em um único momento.
A expressão "gargalo" é muito usada para elucidar um item critico de um processo ou atividade, muitas vezes o processo é mapeado e um plano de prevenção traçado visando evitar um possivel gargalo, quando o mesmo se materializa, entre em cena o plano de contigência.

Aproveitando o exemplo , acima... algumas medidas que os supermercados deveriam adotar para eliminar os gargalos em fila são: Caixa para numero de itens delimitado (10,20...), caixas para pagamento em dinheiro, padronização com código de barras e outros...... podemos definir como a medida de prevenção... já a contingência nesse caso pode ser por exemplo, alterar horário de almoço ou jantar dos operadores de caixa evitando equipamente ocioso no pico....
Não há nada mais chato e irritante do que ficar parado em uma fila no caixa de supermercado, começa pela má vontadade das caixas, na sua grande maioria, produtos com preços diferentes do que está marcando na gondola, ou no encarte, a espera pela boa vontade das encarregadas em atender o chamado delas(caixas), falta de troco, fechar o caixa, com a fila enorme para almoço, entre outras adversidades.É um porblema generalizado, independente do supermercado que você vá.
Senhores empresários do ramo varejista, vamos investir em pessoal qualificado, profissionais graduados MARKETING, e RP, para dar treinamento e sinalizar os pontos onde estão os gargalos, fica aqui a minha sugestão e trocendo para quem solucionem antes das FESTAS DE FIM DE ANO.