domingo, 20 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


No domingo , será comemorado o dia da Consciência Negra.Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no país existem cerca de 15 milhões de negros.

Em Campos cuja população é de 463.731 pessoas, 65.517 são negras. O que corresponde há 14,13% da população.

 Em Campos, cidade onde mais da metade da população é afrodescendente, uma exposição do fotógrafo Wellington Cordeiro mostra um pouco da luta desse povo guerreiro para conquistar um lugar de honra na sociedade.
De um lado, o Oceano Atlântico, sorrisos inocentes, cores vibrantes para expressar a fé e o amor entre família. Do outro, na África Brasileira, no interior do Rio de Janeiro, cenas bem parecidas, que chegam a confundir a distância que separa os dois continentes.
As fotos são uma homenagem a África e a comunidade negra de Campos, cidade onde mais da metade da população é afrodescendente. E também relembram os 316 anos da morte de Zumbi dos Palmares, o maior líder negro da nossa história.
Época em que objetos de tortura eram usados pelos escravos. Tempo em que os homens eram comprados com dinheiro, período de muito sofrimento, mas que também nos fez herdar alegrias como a música que só eles sabem fazer.
Quem só ouviu falar de tudo isso nos livros de história, agora pode se aproximar daquela época.
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares fica na rua José Francisco Sanguedo, número 129, centro de Campos.

foto: Wellington Cordeiro