sábado, 18 de julho de 2015

VOTORANTIM PASSA A OPERAR NO PORTO DO AÇU



A Prumo Logística assinou contrato com a Votorantim Metais para movimentação de bauxita e coque (tipo de carvão de alto rendimento utilizado na siderurgia) no Terminal Multicargas (Tmult) do Porto do Açu. A negociação é um marco para o empreendimento, pois possibilita o início da operação do Tmult, primeiro terminal próprio da Prumo no Porto. O presidente da empresa, Eduardo Parente, destacou que o contrato abre o Porto para outras operações, já que, até o momento, a movimentação acontece somente com minério de ferro. O anúncio foi feito sexta-feira (17).

O contrato tem duração de três anos e prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. A previsão é que o Tmult movimente dois milhões de toneladas de bauxita por ano.

Segundo Parente, a partir da próxima semana os caminhões com bauxita já começam a chegar ao Porto. O primeiro embarque será realizado no início de agosto. “A gente chega com força, não chega para fazer um pouquinho. O minério de ferro é um exemplo disso. Estamos operando há praticamente um ano e já recebemos 25 navios”, disse Parente, destacando a importância do anúncio “casado” do início da operação do Tmult e o contrato com a Votorantim.

A bauxita a ser importada será transportada de Miraí, em Minas Gerais, até o Açu.

Ainda de acordo com o presidente da Prumo, a mão de obra local será absorvida nesta fase de operação do Porto, que atualmente conta com cerca de 6 mil trabalhadores. “No Tmult, a mão de obra é 100% local, não tem um funcionário que seja de fora. Acabamos de começar. A perspectiva, em curto prazo, é de 40 a 50 mil empregos ligados ao Porto direta ou indiretamente”, afirmou Parente.

Mesmo em um ano de crise, a Prumo tem anunciado contratos com grandes empresas para o Porto do Açu, como a Petrobras. Eduardo acredita que a explicação seja a carência do país em infraestrutura e a eficiência com a qual o empreendimento em São João da Barra foi pensado, com uma área industrial que dá suporte ao empreendimento portuário, além de “criar eficiência no sistema”. Parente ainda observou que o contrato com a Votorantim realça a competitividade das empresas que estão instaladas no Complexo Industrial do Açu.




Fonte: Ascom Prumo