domingo, 12 de abril de 2015

PENSE TENDÊNCIAS: Um rápido passeio pela história do Jeans.


O Jeans surgiu em 1792, na cidade de Nimes, na França. Ficou conhecido como o “Tecido de Nimes”, daí a origem da expressão Denim.

Em 1853, no auge da corrida do ouro nos EUA um Alemão, Levi Strauss, resolveu levar lonas das carroças para um alfaiate produzir calças para os garimpeiros, que também foram adotadas por trabalhadores rurais, ferroviários e marinheiros italianos por ser tecido robusto, e super resistente, sem necessitar de muitos cuidados, mas pouco flexível e dificultava os Levi resolveu procurar um tecido flexível e resistente, foi quando conheceu o “Tecido de Nimes” ou Denim, feito de algodão sarjado.

Surge então a famosa Levi’s 501, e pra ficar mais atraente, em 1890 recebeu a Só em 1930 veio a popularização do Jeans, com os Cowboys do Velho Oeste Em 1940 com os Selvagens do Asfalto em suas motos Harley – Davidson.

Surge então a famosa Levi’s 501, e pra ficar mais atraente, em 1890 recebeu a coloração azul índigo. Só em 1930 veio a popularização do Jeans, com os Cowboys do Velho Oeste Americano

Nos anos 50 foi símbolo da rebeldia retratado nas telas por James Dean no filme “Juventude Transviada” e Marlon Brando em “Um Bonde Chamado Desejo”, onde foi eternizado o clássico Jeans com T-Shirt Branca, que foi a marca da virilidade masculina. A modelagem era tradicional, cintura no lugar e corte reto, e é o modelo mais vendido até hoje.

Marylin Monroe, nos anos 60, foi uma das primeiras mulheres famosas a usar calça Jeans no cinema, em “O Rio das Almas Perdidas”, deixando aflorar o apelo sexual feminino. O modelo preferido pelas mulheres era a Cigarrete, cintura baixa, justinha e comprimento na altura dos tornozelos.


Nos anos 80 e 90 os modelos eram as Baggy e Semi – Baggy, cintura no lugar, pernas largar e boca estreita.

Já em 2000 o Jeans Skinny veio para ficar, só variando na cintura que pode ser alta, no lugar ou baixa e nas lavagens, mas sempre bem justa.

Voltando para a atualidade...

Com uma calça Jeans, uma T-Shirt básica branca e os acessórios certos, podemos montar ótimas produções.


E nesse Outono / Inverso 2015 o Jean vem com muita força, resgatando peças, novando em conceitos, brincando com a beleza e o Índigo entrando nas casas.

A Calça Flare: O glorioso regresso dos Anos 70. (a minha favorita... rsrs)


As Jardineiras: Voltam com tudo, largos ou justos, curtos ou longos, claros ou escuros.


Os Vestidos: Despojados, usando os acessórios certos podem ser usados desde para ir o mercado até a um Cocktail informal.


As Jaquetas: Ajustados ou larguinhos, vale tudo para aquecer no friozinho e fazer um estilo...


A modelagem larga: Quem gosta de conforto vai amar esse modelo.


Um diferencial será o Jeans escuro sem lavagem e pigmentação uniforme.


Nos acessórios, na maquiagem, nas unhas e até nas casas, o Jeans Índigo estará com tudo nessa temporada. 

Aproveite...