Mostrando postagens com marcador UFF. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador UFF. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de outubro de 2013

QUAL É O OBJETIVO REAL DAS MANIFESTAÇÕES DOS PROFESSORES ?

(Fotos: Ralph Braz)


Quem realmente são os personagens envolvidos e o que pretendem? Nas últimas semanas uma série de eventos foi realizada na cidade, com a presença dos profissionais da educação que apresentam suas reivindicações, mas assim como em tantas outras que ocorreram nos últimos meses em todo o país, partidos políticos se infiltraram, ou até mesmo foram convidados a tomar frente dos manifestos e assim, os tornaram duvidosos perante a opinião pública.

Em Campos, fatos como o impedimento de participação em audiência na Câmara e assembleias da classe tornaram públicas posições adversas entre os professores e em muitos casos, contra grupos políticos que participam diretamente dos eventos.

O Movimento Educadores em Luta em Campos, integrado por um grupo de professores, veio à tona neste sábado(26), e pode virar inquérito na Polícia Federal(PF), após conversas postadas no Facebook sobre o plano de boicotar a prova da Saerj e a Prova Brasil–Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj).

Além do boicote, dois membros do movimento falam sobre a realização de mais um ato público no dia 14 de novembro e uma vigília diante da Secretaria Municipal de Educação a partir da próxima terça-feira, dia 29, com objetivo de causar desgaste ao deputado federal e pré-candidato ao Governo do Rio, Anthony Garotinho.

As postagens foram realizadas por dois membros do Movimento “Educadores em Luta”: a presidente do diretório municipal do PCB e professora da rede estadual, Graciete Santana, e o pedagogo da rede municipal, Wagner Maia.



Em um dos trechos, Wagner Maia diz: Se eles têm a mídia contra nós…’nós temos 4 mil nas ruas e os ônibus contra eles, pra manchar a imagem do governo Garotinho pras eleições de 2014′.

Graciete Santana posta sobre uma paralisação na próxima terça-feira (29) e vigília diante da secretaria municipal de Educação de Campos, e do boicote. “Além dessa, tem outra que precisamos aprovar: boicote à aplicação do Saerj e da Prova Brasil. Não é nossa obrigação. Neste dia estaremos na escola e devemos nos recusar a aplicar o instrumento de avaliação externa”.


A proposta de boicote de Graciete recebe a seguinte postagem do pedagogo Wagner Maia: “Conforme prometi… colo abaixo as instruções recebidas por nós para aplicação do Saerj, onde, na rede municipal, é para utilizarmos professores da própria unidade, que não sejam nem o professor da turma, nem diretor, nem vice, nem pedagogo. Então, o que faremos é ninguém entregar as provas pros alunos, pra voltarem toda em branco. Mas, o governo sabendo disto, eles vão querer mandar os contratados aplicarem, ou os RETs”.



Em outra postagem, Wagner Maia fala em desgastar a imagem do governo em mais um ato público e ainda desgastar a imagem de Garotinho: “É agora que devemos continuar mais ainda em nossa luta, boicotar o Saerj e a Prova Brasil, conscientizar ainda mais a população a nosso favor, fortalecer unificando com outras categorias pra um grande ato no dia 14, e tudo o que já falei de nos filiarmos ao Sepe. Não é o momento ainda de greve, mas sim de jogarmos a população contra o governo a todo custo. Se eles têm a mídia contra nós… Nós temos quatro mil nas ruas e nos ônibus contra eles, pra manchar a imagem do governo Garotinho pras eleições de 2014″.


IMPASSE INTERNO

“Todo mundo [educadores] aqui tem o seu partido, mas ninguém está indo para rua falar que pertence a partido nenhum. O meu partido é a educação. O microfone está sendo usado simplesmente contra os Garotinhos. A fala maior é contra o governo e não em prol da nossa luta”. As palavras foram ditas por uma professora da rede municipal de ensino de Campos durante assembleia da categoria realizada na noite desta quinta-feira (24/10) na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A reunião, que deveria ser para acertar os detalhes de uma possível unificação entre as partes (estudantes da UFF e educadores), levantou um acirrado debate com alguns professores e um represente da CSP (Central Sindical e Popular) Conlutas. Os discentes acreditam estar havendo manipulação de ideias, e que, membros de centrais sindicais estariam usando o Movimento dos Educadores de Campos em Luta, para caráter político-partidário.


Tudo começou após uma professora, que terá a identidade preservada, se manifestar durante o pronunciamento de um representante esquerdista. Em sua fala (gravada), o rapaz disse que alguns docentes estariam com o mesmo ‘discurso ideológico’ do governo municipal e seu grupo político, causando a revolta de certos profissionais de ensino que ali estavam.

“Eu estou falando do discurso ideológico e socialismo de Marx. Se a gente pensar no micro e não no macro, nós estamos pensando no discurso deles. Eu não sou filiado a partido nenhum e nunca fui. Eu defendo aqui é o sindicato”, disparou o sindicalista.


Líder do Governo fala em acionar a Polícia Federal

O líder do governo municipal na Câmara, o vereador Paulo Hirano(PR), em entrevista neste sábado ao programaEntrevista Coletiva, da Rádio Diário FM, comentou o plano de boicote e disse que a Câmara deve se posicionar e levar o caso à Justiça e à Polícia Federal.


Fonte: Campos24horas/ Ururau/ Facebook

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SALINIZAÇÃO DA ÁGUA EM SJB: UM GRAVE RISCO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO

(Foto: Ralph Braz)

Após uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) no 5º distrito de SJB,  os moradores e agricultores se encontram diante de mais um problema: o alto nível de salinidade na água, que estaria sendo ocasionado devido à abertura de um canal para a construção do complexo portuário.

O resultado da pesquisa que analisou poços, caixas d’água das casas e também em canais, constatou que a distribuição de água nas propriedades tanto pela Prefeitura Municipal de São João da Barra, quanto pelo sistema de abastecimento da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), é considerada imprópria para o consumo, oferecendo vários riscos a saúde das pessoas, além de gerar um grande impacto ambiental, comprometendo a fauna e flora da região. 


De acordo com o Enfermeiro, Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutorando (UERJ/ PPGENF),em Nefrologia, Brunno Lessa S. Xavier, alerta para os riscos que a população de São João da Barra, podem vir a ter devido a salinização da água.

O profesor Brunno, fez um breve relato acerca dos problemas relacionados ao excesso de sal na água:

"O principal problema para a saúde humana, relacionado ao excesso de sal, está ligado ao sódio. Esta substância, quando consumida em excesso (ex: em água com altos níveis de salinização), pode desencadear ou potencializar quadros de hipertensão arterial e/ou atrapalhar o seu tratamento (inativar alguns anti-hipertensivos).

O excesso de sódio também está relacionado ao aparecimento de sérios agravos à saúde humana, como por exemplo: Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência renal, doenças cardiovasculares, pedras nos rins, osteoporose, diabetes, asma e câncer do estômago".

Para finalizar o professor afirma que as medidas devem ser tomadas o mais rápido possível, se não tiver uma medida reparadora e medidas de contenção, os danos serão ampliados, relatou o professor, afirmando que há medidas a serem tomadas já que é um problema de saúde pública. O professor Brunno Lessa é morador de São João da Barra, em sua residência só faz uso de água mineral.  

(Foto: Folha de São Paulo)

O agricultor, José Alberto Pereira, de 50 anos, que mora no 5º distrito, na localidade de Água Preta desde que nasceu, disse ter notado uma grande mudança na qualidade da água em sua propriedade, tanto a do poço quanto a da casa, que segundo ele, é abastecida pela Cedae.

(Foto: Ralph Braz)

“Antes a água doce era normal, maravilhosa. Toda a vida fui criado bebendo essa água do poço. A gente fica triste porque depois que essas obras começaram, minhas plantações estão morrendo pela grande salubridade que está na água. É um prejuízo incalculável. Água é vida para o ser humano, para os bichos e para a vegetação. Sem ela não vivemos. É preciso mostrar o que está acontecendo. Precisamos pensar no amanhã, porque tudo está indo para o espaço”, disse o agricultor.


 

(Foto: Ralph Braz)


  
Fonte: Ururau/ Blog pense diferente / UENF