Mostrando postagens com marcador Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FUNDAÇÃO CULTURAL ALUGOU PALCO POR R$ 1,4 MILHÃO E ÔNIBUS POR R$ 279 MIL



A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) contratou a empresa RVR Empreendimentos e Serviços Ltda para “montagem e desmontagem de palco com a devida manutenção”. O contrato de 12 meses saiu por R$ 1,4 milhão.

Também foi publicado na edição de hoje (19) do Diário Oficial o resultado do pregão presencial que definiu a contratação da empresa Martins e Pacheco Transportes e Turismo, que alugou ônibus para atender as necessidades da FCJOL durante dois meses. Valor : R$ 279 mil.




Fonte: Blog do Bastos

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

RAFAEL DINIZ PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE GASTOS COM SHOWS EM CAMPOS



(Foto: Divulgação)

O vereador Rafael Diniz nesta quarta-feira(29/01), protocolou na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima um Pedido de Informação com base na lei 12.527/11, requerendo esclarecimentos sobre todos os gastos com as realizações dos shows do verão deste ano no Farol. Dentre vários questionamentos, quero saber o critério utilizado para a contratação dos artistas locais e os valores pagos aos mesmos. Além, é claro, de todos os gastos com os artistas nacionais, todos os gastos com som, iluminação, camarins, serviços de "buffet", palco, transporte de artistas, telões e todos os futuros gastos programados para os shows que vão ocorrer no próximo mês de fevereiro. 

Vale dizer que não sou contra a promoção dos shows, mas temos que fiscalizar e cobrar responsabilidade com o dinheiro público. Como já disse e volto a afirmar, transparência não é favor, é obrigação! Tendo em vista todas as críticas desta atual administração aos governos passados com altos gastos com shows e festas, cabe ao governo de hoje mostrar claramente aos campistas quanto se gasta atualmente com o verão do Farol. E é minha função como vereador fiscalizar e defender os interesses de nossa cidade.


Fonte: Ascom 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ALCIONE E JOANNA SÃO ATRAÇÕES NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO



A Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), preparou uma programação musical para a 304ª Festa de São Sebastião, padroeiro do terceiro distrito do município. No dia 19, a cantora Alcione se apresenta no palco oficial, a partir das 21h. Já no dia de São Sebastião, 20 de janeiro, será a vez da cantora Joana, também a partir das 21h.

Alcione, também conhecida como a “Marrom”, nasceu em São Luís, no Maranhão. Ao longo de 30 anos de carreira, já foi premiada com 21 discos de ouro, cinco de platina e um duplo de platina, além de um Grammy Latino, em 2003, na categoria Melhor Álbum de Samba; prêmio de Melhor Cantora Popular pela Academia Brasileira de Letras e Melhor Cantora de Samba pelo Prêmio Tim de Música. A cantora recebeu ainda, mais de 350 troféus, títulos e honrarias.

 cantora Joanna também será uma das atrações da Festa de São Sebastião, no dia do padroeiro. Joanna, que iniciou a carreira participando de festivais no interior do Estado do Rio de Janeiro, ficou conhecida por suas músicas tocadas em trilhas sonoras de novelas, e interpretou canções de grandes compositores brasileiros, como Renato Teixeira e Gonzaguinha. 

Para o show em São Sebastião, no repertório estão canções, como “Recado”, “Tô Fazendo Falta”, “Meu Primeiro Amor” e “Você Não Serve pra Mim”.


Fonte: Secom

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

“IMBÉ: TERRA DOS QUILOMBOLAS" NA CASA DE CULTURA DE GOITACAZES

(Foto: Ralph Braz)

Foi aberta na noite desta quarta-feira (5), na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, a exposição Imbé: Terra dos quilombolas, que retrata o cotidiano das comunidades remanescentes, na região do Imbé. A mostra estava no Museu Histórico de Campos.

A programação faz parte das atividades pelo Mês da Cultura, elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Na oportunidade o pesquisador Hélvio Cordeiro e o curador Jorge Luiz dos Santos relataram as experiências adquiridas durante o trabalho.



A dona de casa Virgínia da Silva Miguel, moradora da Baixada Campista, tem os filhos nos projetos desenvolvidos na Casa de Cultura. “A exposição está linda, trazendo a real natureza dessas pessoas que moram em lugares como o Imbé, dando esta possibilidade para mim e os visitantes conhecermos a história. As aulas da Casa de Cultura, o ballet e capoeira melhoram a disciplina das crianças, que aprendem a dar continuidade à boa educação que recebem das escolas e da família”, disse.

Acontece até o final do mês, a exposição de artesanato “Trilho das Artes”. As artesãs vendem os produtos em crochê, fuxico, macramê e fibra de bananeira. Materiais recicláveis também são utilizados para a confecção de produtos, como colares de caixas de leite, cestaria em jornal e bolsas feitas com lacres de garrafas de refrigerante.

Dando continuidade à programação do Mês da Cultura, nesta quinta-feira (7), a partir das 15h, será aberta a exposição “Memória do Açúcar”. A mostra relata por meio de fotos antigas, quadros, objetos e documentos, os momentos históricos da indústria canavieira na região.

Fonte: Ascom

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

JOANNA NESTE SÁBADO NA 138ª FESTA DE SÃO BENEDITO

(Foto: Ralph Braz)

A cantora Joanna é a atração da Festa de São Benedito neste sábado (5). A programação comemora a data que o santo começou a ser celebrado em 1875, em Campos. Os festejos contam com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e fazem parte do calendário das festas tradicionais do município. O evento acontecerá nas proximidades do Jardim São Benedito, onde funciona a paróquia.

Segundo a secretária da paróquia, Flávia Soares, as atividades terão início às 18h, com missa, seguida de procissão. A cantora Joanna fecha a noite em grande estilo. 
- Estaremos montando barraquinhas para angariar fundos para a igreja. O apoio da Prefeitura está sendo fundamental para continuarmos esta tradição – destaca Flávia. No domingo (6) acontece o almoço de confraternização, às 12h, onde haverá o festival de prêmios. 


Para o monsenhor Joaquim Ferreira, o santo é um exemplo para todos os fiéis. “São Benedito era um homem que não tinha apego e tinha uma sabedoria sobrenatural, sendo inspiração para a nossa devoção. Além do lado religioso, a canonização deste santo tem uma importância social, tendo em vista, a vontade da igreja de quebrar paradigmas, no ponto de vista racial”, informa.

Joanna – A cantora vai apresentar uma viagem no tempo, comtemplando regravações de sucessos de Raimundo Fagner, Kid Abelha e Rita Lee. Entre suas canções de sucesso, destaque para “Recado”, “Amanhã Talvez”, “Meu Primeiro Amor”, “Tô Fazendo Falta”, “Você não serve pra mim” e “Amor Bandido”.

Será um show alegre, vivo e contagiante, com a energia de quem sabe trafegar por muitas memórias musicais e de quem muito aprendeu nas caminhadas de três décadas de andarilhar musical por todo o Brasil, que fazem das suas interpretações, marcas de uma veterana.


Fonte: Secom

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ESPETÁCULOS GRATUITOS NO TRIANON, NA SEMANA DA CRIANÇA

(Foto: Ralph Braz / Blog pense diferente)

As escolas podem agendar para levar grupos de crianças para assistir aos espetáculos, procurando a diretoria de Teatro

O Teatro Municipal Trianon vai promover através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), uma vasta programação na Semana da Criança. A partir da próxima terça-feira (8), espetáculos locais serão apresentados gratuitamente. As escolas podem agendar para levar grupos de crianças para assistir aos espetáculos, procurando a diretoria de Teatro, no Trianon.
As atividades acontecem nos dias 8, 9 e 11. Por dia, serão apresentados dois espetáculos diferentes, às 10h e às 15h. A iniciativa vai abrir espaço para que os grupos de teatro da cidade possam divulgar seus trabalhos. 

Nos últimos anos, a temporada de peças infantis, na Semana da Criança, se tornou tradição na agenda do Trianon. Este ano, a FCJOL preparou uma programação ainda melhor, para divertir a criançada – destaca o superintendente do Trianon, João Vicente Alvarenga.

Programação

8 de Outubro

10h - “Você Acredita em Mágica?

15h - “A Fada Cheia de Ideias”

9 de Outubro

10h - “Tricotando Histórias”

15h - “A Revolta do Jiló”

11 de Outubro

10h - “Contando Histórias do Mar”

15h - “O Habitat”


Fonte: Secom

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIVULGADA LISTA DE IMÓVEIS TOMBADOS PELO CONSELHO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

(Fotos: Ralph Braz)


No Diário Oficial de hoje está publicada a resolução 0005/2013 do , com a lista de 54 imóveis a serem preservados. Entre eles, várias residências, como a do ex-prefeito Barcelos Martins, na Rua Barão de Miracema, 190; prédios comerciais , exemplo da livraria Ao Livro Verde e públicos, como a atual Câmara Municipal, Teatro  Bolso e Trianon.

Na lista está ainda o prédio demolido no início do ano na Rua Treze de Maio, 222 (antigo Chacrinha) e o talvez o que cause mais polêmica: as instalações do JockeyClube de Campos (sede do hipódromo Lineo de Paula Machado), que foi recentemente adquirido por um grupo empresarial para construir no local um empreendimento imobiliário.





Abaixo, na íntegra, a resolução assinada pelo presidente do COPPAM, Orávio de Campos:















Fonte: Blog Eu penso que... (do jornalista Ricardo André Vasconcelos)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ÔNIBUS DO HEMOCENTRO NESTA QUINTA NO TRIANON

(Foto: Ralph Braz)

O ônibus do Hemocentro vai estar nesta quinta-feira (29), às 8h da manhã, no estacionamento do Teatro Municipal Trianon pela campanha municipal “Doe Sangue”.

A Fundação Cultural reúne as superintendências de Igualdade Racial, de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, TeatroMunicipal Trianon, além de outros equipamentos culturais como Arquivo Público Municipal, Museu Histórico, Casas de Cultura, entre outros.

- O objetivo é sensibilizar nossosservidores e a população em geral para o baixo estoque de sangue do Hemocentro, que chegou a ser zerado, levando à suspensão das cirurgias que não fossem de emergência. Durante os eventos promovidos pela prefeitura, os artistas nacionais fazem apelos de doação, que estão sendo veiculados nos meios de comunicação a fim de novas adesões. Contamos com a presença de todos”, convida a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.

Fonte: Secom

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CINE TÚNEL DO TEMPO NESTE DOMINGO NO TEATRO DE BOLSO EM CAMPOS




O Teatro de Bolso Procópio Ferreira apresenta neste domingo (25), às 10h, mais uma edição do Cine Túnel do Tempo, exibindo séries que fizeram sucesso no passado. O ingresso para esta viagem é 1 kg de alimento não perecível. A exibição tem classificação livre. Famoso ponto de encontro dos domingos, o projeto da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima reúne pessoas de todas as idades.


O projeto oferece a chance de rever as séries e os desenhos que marcaram as gerações dos anos 60, 70, 80 e 90. Na programação, Esquadrão Classe A, Os Smurfs, Super Dínamo, Os Batutinhas, Ultraman, Terra de Gigantes, Mulher Maravilha, Rin Tin Tin, Papa Léguas, A Super Máquina, Speed Racer, Manda Chuva, Zé Colmeia e outros clássicos, além de comerciais antigos e aberturas de novelas que deixaram saudades e que prometem mexer com a emoção do público.



– Mais uma vez, vamos promover a sessão de sucessos, encantando a todos. Esperamos pelo público, trazendo relíquias que estão na memória de diversas gerações e precisam ser exibidas para a criançada de hoje – convida o idealizador do projeto, Cláudio Sedano.





Fonte: Secom

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

II SEMANA DO FOLCLORE DE 23 A 25 DE AGOSTO NO CEPOP EM CAMPOS



A II Semana do Folclore vai movimentar Campos durante os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma vasta programação para comemorar esta data tão importante no calendário local. Entre as atrações estão a exposição “A Reinvenção do Ritual: Boi Pintadinho é Boi de Samba”, que vai retratar a história dos bois pintadinhos na cidade e na modernidade, que acontecerá no Museu Histórico; o Arraial do Cepop e o desfile dos bois pintadinhos, que abrilhantará o Cepop.

Na sexta-feira (23), as quadrilhas se apresentam em um grande Arraial do Cepop. No sábado (24) e domingo (25) é a vez dos bois pintadinhos invadirem a passarela do samba.

- A intenção da Prefeitura é manter viva esta manifestação folclórica na cidade. Este ano, eles terão a oportunidade de mostrar o que foi preparado nos barracões do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto. Estamos trabalhando no sentido de garantir uma grande festa, resgatando essa cultura popular – disse o superintendente de Igualdade Racial da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Jorge Luiz dos Santos.

Confira a programação da Semana do Folclore:

16 a 31 de agosto no Museu - “A Reinvenção do Ritual: Boi Pintadinho é Boi de Samba”.

23/08 (sexta) – Arraial do Cepop - quadrilhas juninas – 19h
24/08 (sábado) - Desfile dos bois pintadinhos – 15h / Show com Neguinho da Beija-Flor
25/08 (domingo) - Desfile dos bois pintadinhos – 16h / Show com Alcione



Fonte: Secom

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MUSEU HISTÓRICO DE CAMPOS INDICADO A PREMIAÇÃO NACIONAL

(Fotos: Ralph Braz)

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, é destaque por suas atividades e está concorrendo a 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O Prêmio celebra os 120 anos de nascimento do modernista Mário de Andrade, que em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



Inscrito na categoria políticas públicas, programas e projetos governamentais, foi indicado pela Comissão Estadual do IPHAN do Rio de Janeiro, representando o Estado. Permanece ainda, na concorrência ao Prêmio, de âmbito nacional, que será avaliado pela Comissão de Julgamento Nacional, em Brasília, nos próximos dias 12 e 13 de agosto.



A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade estará reunida na sede do IPHAN, em Brasília. Até o dia 15 de agosto serão divulgados os oito projetos vencedores da premiação, que este ano registrou 76 ações selecionadas para a etapa nacional entre as 233 inscritas nos 27 estados brasileiros.

Campos foi destaque estadual pelo projeto de revitalização e restauração do espaço físico do museu e das ações desenvolvidas pela administração do espaço.



- A intenção de inscrever o nosso Museu neste Prêmio foi dar visibilidade nacional a este aparelho cultural de grande importância para os campistas, identificando tal instituição como mantedora da história e da cultura regional – relata a gerente da Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.


A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, ressalta a decisão da prefeita Rosinha Garotinho, que resolveu restaurar o Solar de Visconde de Araruama, atual Museu Histórico, que foi sede da Câmara Municipal e da Prefeitura de Campos.
- Estamos resgatando toda a memória artística, cultural e o patrimônio histórico da cidade, com o objetivo de fortalecer a cultura local e levar ao conhecimento da nova geração, os fatos que marcaram a cidade e o Estado do Rio de Janeiro.


Fonte: Secom

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS DA 361ª FESTA DO SANTÍSSIMO SALVADOR EM CAMPOS



Animação e adoração ao padroeiro da cidade não vão faltar na programação elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), em parceria com a Catedral Diocesana para comemorar a 361ª Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos. A programação religiosa e cultural começa no domingo (28) no canteiro da Catedral. A partir dia 03 de agosto, grandes nomes da música estarão abrilhantando os festejos. Entre eles, estão a Orquestra Sinfônica e o Coro Municipal, o grupo Cheiro de Amor, o cantor Michel Teló e o Padre Fábio de Mello.


No sábado (03), tem o “Canto Alla Vita”, espetáculo com a Orquestra e o Coro Municipais de Campos e a DuplAlquimia, com os cantores Geraldo Mathias e Max Wilson. Mais um concerto inesquecível, que será marcado por uma participação especial da atriz Sylvia Massari, a partir das 22h, seguido do grupo Sem Marra. No domingo (04), quem sobe ao palco levando um pedaço da Bahia para a praça São Salvador é o grupo Cheiro de Amor com canções como “Pense em Mim”, “Dias de Sol”, “Amor de sobremesa”. Em seguida, a animação fica por conta da dupla Júlio e Maycon.

Já na segunda-feira (05), é a vez do cantor Michel Teló animar o público, com o melhor do sertanejo universitário. No repertório, estão sucessos da carreira do artista como “Ai se eu te pego”, “Levemente Alterado”, “Amiga da minha irmã”, entre outras. Na mesma noite, a banda Catucaí promete agitar o público. No dia do padroeiro, terça-feira (06), depois da extensa programação religiosa, o Padre Fábio de Mello sobe ao palco para encerrar os festejos, seguido de grande queima de fogos. Os shows estão previstos para as 22h.

Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, diversas secretarias estão envolvidas na realização deste evento como a Saúde, Serviços Públicos, Posturas, IMTT, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Tudo para garantir a segurança e a tranquilidade da população.

- A Festa do Padroeiro é o principal evento festivo do município. Fechamos a programação, a partir do entendimento com a Diocese de Campos, conforme orientação da Prefeita Rosinha Garotinho. A integração do poder público com a igreja tem garantido o sucesso dessa festa tão importante. Estaremos recebendo grandes nomes da música nacional, além das pratas da casa – ressalta Patrícia Cordeiro.

O público poderá prestigiar as barraquinhas do Festival da Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa), que vai levar diferentes pratos.

Fonte: Ascom