Mostrando postagens com marcador Casa de Cultura José Cândido de Carvalho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Casa de Cultura José Cândido de Carvalho. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

“IMBÉ: TERRA DOS QUILOMBOLAS" NA CASA DE CULTURA DE GOITACAZES

(Foto: Ralph Braz)

Foi aberta na noite desta quarta-feira (5), na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, a exposição Imbé: Terra dos quilombolas, que retrata o cotidiano das comunidades remanescentes, na região do Imbé. A mostra estava no Museu Histórico de Campos.

A programação faz parte das atividades pelo Mês da Cultura, elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Na oportunidade o pesquisador Hélvio Cordeiro e o curador Jorge Luiz dos Santos relataram as experiências adquiridas durante o trabalho.



A dona de casa Virgínia da Silva Miguel, moradora da Baixada Campista, tem os filhos nos projetos desenvolvidos na Casa de Cultura. “A exposição está linda, trazendo a real natureza dessas pessoas que moram em lugares como o Imbé, dando esta possibilidade para mim e os visitantes conhecermos a história. As aulas da Casa de Cultura, o ballet e capoeira melhoram a disciplina das crianças, que aprendem a dar continuidade à boa educação que recebem das escolas e da família”, disse.

Acontece até o final do mês, a exposição de artesanato “Trilho das Artes”. As artesãs vendem os produtos em crochê, fuxico, macramê e fibra de bananeira. Materiais recicláveis também são utilizados para a confecção de produtos, como colares de caixas de leite, cestaria em jornal e bolsas feitas com lacres de garrafas de refrigerante.

Dando continuidade à programação do Mês da Cultura, nesta quinta-feira (7), a partir das 15h, será aberta a exposição “Memória do Açúcar”. A mostra relata por meio de fotos antigas, quadros, objetos e documentos, os momentos históricos da indústria canavieira na região.

Fonte: Ascom