Mostrando postagens com marcador EIKE BATISTA RENUNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA MPX. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador EIKE BATISTA RENUNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA MPX. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MPX, DE EIKE BATISTA, MUDA NOME PARA ENEVA



A MPX, empresa de energia do grupo EBX, de Eike Batista, anunciou, nesta quarta-feira, a mudança de nome para Eneva. A proposta de alterar o nome da companhia havia sido comunicada ao mercado no início de julho, quando Eike se retirou do conselho da empresa e a participação do grupo alemão E.ON — parceiro do empresário — aumentou. Na assembleia desta quarta, o conselho também comunicou a eleição de Joel Rennó Junior como novo membro do conselho de administração. O executivo terá mandato de dois anos.

Há duas semanas, o conselho de administração convocou uma assembleia geral para decidir a nova razão social. A retirada da letra “X” — característica de todos os negócios de Eike Batista — é vista como uma forma de desvincular a empresa do nome do empresário. Nos últimos meses, as empresas do grupo, especialmente a petroleira OGX, têm passado por uma crise. A MPX — agora Eneva — é a companhia mais saudável e guia o processo de reestruturação da EBX.

Segundo comunicado da empresa, a nova marca tem dois conceitos principais. A letra “E” é uma referência a energia. Já o “NEVA” remete à palavra “nova”, simbolizando a busca por novas fontes de energia. A companhia destacou ainda que a mudança de nome representa a nova fase da empresa, agora com 36,2% sob o controle do E.ON.

“A mudança de nome representa a significativa reestruturação que estamos conduzindo na companhia. Será uma motivação para os desafios e oportunidades que virão. O Brasil tem grande demanda por energia elétrica e a ENEVA quer contribuir de forma relevante para o crescimento sustentável do País”, disse Frank Possmeier, Deputy CEO da ENEVA, no comunicado distribuído à imprensa.

Segundo o fato relevante enviado ao mercado, as ações da companhia na Bolsa de Valores continuarão a ter o mesmo código (MPXE3), por enquanto. A mudança dos chamados “tickers” depende da aprovação da Comissão de Valores Mobiliários.
 
Fonte: O Globo

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MPX VAI MUDAR DE NOME PARA SE DESVINCULAR DA 'MARCA' DE EIKE BATISTA



A empresa de energia MPX anunciou nesta quinta-feira, 29, aos acionistas que o novo nome da companhia será votado em assembleia geral ordinária no dia 11. A ideia é desvincular a companhia do empresário Eike Batista, que detém, atualmente, 29% das ações. O novo nome não trará a letra "X", marca dos negócios de Eike. Ele justificava a escolha pela simbologia do efeito multiplicador.

Também em pauta estará a indicação de Joel Rennó Júnior como novo membro do Conselho de Administração. De acordo com o comunicado, a assembleia também proporá "reformar e consolidar o estatuto social da MPX". Aalteração era prevista desde junho, quando a MPX finalizou acordo de acionistas para ampliação da participação da empresa alemã E.ON.

Na capitalização finalizada em 21 de agosto, a E.ON aportou mais de R$ 366,7 milhões na companhia, executando o direito de preferência na compra das ações. Entre terça-feira, 3, dia 5, está prevista uma nova rodada de compra de papeis entre os acionistas com direito de preferência. Rennó Júnior será conselheiro da companhia com mandato de dois anos. Ele é, atualmente, diretor financeiro da EBX, holding do grupo de Eike. O pai de Rennó Júnior foi presidente da Vale e da Petrobrás.


Fonte: Estadão

quinta-feira, 4 de julho de 2013

EIKE BATISTA RENUNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA MPX



A MPX Energia informou em um fato relevante nesta quinta-feira que Eike Batista renunciou ao cargo de presidente e membro do Conselho de Administração da empresa. Segundo nota da assessoria de imprensa da empresa, Jørgen Kildahl, membro do Conselho de Administração da E.ON SE e até então vice-presidente do Conselho da MPX, foi indicado como presidente interino. 

Além disso, no fato relevante a empresa diz que será convocada uma assembleia geral para debater as resoluções sobre a renúncia de Eike, a alteração da denominação social da MPX Energia, mudanças no estatuto social da companhia e outras adaptações à imagem e marca. A mudança de nome da MPX e a saída de Eike são medidas para desvincular a empresa da imagem do empresário, tentar valorizar suas ações e possibilitar sua venda dentro de alguns meses. A MPX é hoje a empresa mais valiosa dentro do grupo de Eike e peça central no plano de reestruturação do grupo.

O fato relevante foi assinado pelo Diretor Presidente e de Relações com Investidores, Eduardo Karrer. Eike está tentando vender por completo as duas empresas mais valiosas: a MPX e a mineradora MMX. A proposta é usar o dinheiro dessas vendas para pagar parte das dívidas das outras empresas que, por falta de interessados, deverão continuar com o empresário.

Quatro empresas menores, em fase inicial de investimentos, vão para a gaveta ou não receberão investimentos: AUX (ouro), CCX (carvão), IMX (entretenimento) e REX (imobiliária). E os elefantes brancos OGX (petróleo), OSX (estaleiro), LLX (Porto do Açú) e EBX (holding do grupo) vão encolher e serão administradas do jeito que for possível.


Fonte: VEJA