O fim de semana em Petrópolis está repleto de opções para aproveitar, com música, programas infantis, e cultura.
No Shopping Vilarejo, as Férias no Vila se estendem até o dia 18 de fevereiro, com cama elástica aberta a partir das 14 horas deste sábado. Além disso, no sábado, a oficina infantil com Studio Rakkan estará aberto das 15h às 16h.
No HiperShopping Petrópolis haverá recreação e pinturinha com Miles Morales, às 10h. Contação da história "O lobo que queria mudar de cor", às 15h. Teatro infantil com "Alice na terra dos doces", às 16h. E música ao vivo a partir das 19h deste sábado, com show da JellyBean.
Na Cervejaria Duas Torres, terá show de Os Magnatas, às 20h.
O sábado na ChopperiaEcoBier terá Rusnei Serra, às 18h, Fabrício e Gabriel e DJ Caio Teixeira, às 22h. No domingo, o DJ Caio Teixeira volta às 15h para outro show.
No Pátio Bar, às 13h de sábado contará com show de Pedro Ribeiro. Às 19h, entra Molho Inglês. No domingo, a Banda BR-040 faz show às 13h.
Às 21h deste sábado no Soberano Jazz Club, haverá show da banda HeyJude.
Para a criançada, este é o último fim de semana da Brinquedoteca Desconectada no Pátio Petrópolis. No sábado, o espaço funciona das 14h às 20h, e no domingo, das 14h às 18h. O espaço conta com jogos dos anos 80 e 90, mesa de jogos interativos da Estrela Gibiteca, quarto dos sonhos, e uma Área VIP com autorama e jogos de Super Nintendo. Para entrar na Área VIP, é necessário a doação de 1kg de alimento.
Além disso, todos os domingos tem Leiturinha às 11h, no Teatro Imperial. O evento é gratuito.
A Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, também está em plena atividade e segue promovendo a inclusão no cenário cultural com a exposição “Ateliê Arte Lavrinha”. A mostra apresenta pinturas, desenhos e esculturas de cinco artistas com deficiência (PcDs) Francisco Laurentino da Cunha, o Catita; Ivanir de Carvalho Silva; Maria Aparecida da Silva, Cida; Rosineia da Silva, e Luciano Amaral Capistrano e oferece uma programação gratuita e interativa, aberta a visitantes de todas as idades.
Aos sábados, as atividades começam com uma visita guiada à exposição, das 10h às 11h, conduzida pelo co-curador Carlos Feijó. Durante o passeio, o público pode explorar o universo dos artistas PcDs, compreendendo suas semelhanças, diferenças e inspirações. Em seguida, das 11h às 13h, acontecem as oficinas. Neste sábado, a proposta é criar cartas visuais, como explica Carlos Feijó. “Essas cartas funcionam como um diálogo sensível entre os visitantes e os artistas, porque expressam as emoções e percepções de quem vivencia a exposição. Então é uma troca muito bonita, cheia de significado”, afirma Feijó, que também coordena as oficinas.
Há também exposições na cidade, como: Exposição "Aion", que traz três renomados artistas cariocas: Fabio Bola, Tchello e Alex Hamburger. A obra traz uma reflexão sobre o tempo, e já foi exibida na 21ª Mostra do Cine Livre no CCBB Brasília, Rio e SP, e o Estação Net Botafogo, e chega em Petrópolis neste sábado (1°), com bate-papo às 16h. Ela estará aberta à visitações nos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h, até o dia 9 de março na Piccola Arena.
Outra exposição que estreia na cidade neste sábado, é a exposição "Sal da Memória”, de Eduardo Baltazar, que evoca imagens que parecem flutuar. Um convite para voltar a atenção para dentro. Também na Piccola Arena, os visitantes podem visitá-la aos sábados, domingos e teriados, das 12h às 17h.
A exposição "Mães Extraordinárias" documenta histórias reais da maternidade em Petrópolis, foi aberta no dia 25 de janeiro. O projeto fotográfico, idealizado por Bel Acosta, tem curadoria de Marcelo Lago. A mostra seguirá até o dia 23 de fevereiro, com entrada gratuita, no Centro de Cultura Raul de Leoni.