O Instituto Estadual do Ambiente – Inea fará a capacitação de equipes que irão atuar na remoção de ervas de passarinho, que prejudicam árvores no Centro Histórico de Petrópolis – cidade que será piloto nesta iniciativa. O apoio às ações de preservação ambiental nos municípios é uma determinação do governador Claúdio Castro. O suporte técnico ao munícipio foi anunciado pelo secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi em reunião nesta quinta-feira (20) entre representantes da prefeitura, do Legislativo e de concessionárias de serviço. A criação da força tarefa entre estado e prefeitura para limpeza e cuidado das árvores na cidade, foi anunciada por Bernardo no início deste mês após reunião com o vereador de Petrópolis Aloísio Barbosa Filho - autor da proposta - e conversa com o prefeito Hingo Hammes.
- Hoje sabemos que a arborização é muito mais que uma questão paisagística nas áreas urbana; as árvores têm papel fundamental dentro das políticas de enfrentamento às mudanças climáticas, o que é prioridade para o governador Cláudio Castro. Teremos duas patrulhas para este serviço com equipes que serão capacitadas pelos nossos técnicos. Em Petrópolis este trabalho é fundamental. Temos árvores centenárias de grande porte, que precisam destes cuidados. – explica o secretário Bernardo Rossi.
A presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis - Comdep, Fernanda Ferreira, destaca a importância da capacitação técnica para as equipes da Companhia que atuam neste serviço de cuidado com as árvores. – É um apoio do Inea que termos pela primeira vez junto ao município e que fará toda a diferença para que nossos funcionários possam entender perfeitamente os laudos, por exemplo, e o serviço seja feito de forma correta e orientada – considera Fernanda Ferreira.
A ideia é que as patrulhas iniciem a limpeza de árvores em áreas estratégicas como a Praça da Liberdade e Praça D. Pedro – coração do Centro Histórico.
- Agradeço ao secretário Bernardo Rossi pela atenção que está dando a esta demanda e por esta mobilização que está sendo feita para avançarmos com este trabalho. Os petropolitanos, que enfrentam transtornos com incidentes provocados por queda de árvores, sabem a importância deste trabalho que será feito – destaca o vereador autor da proposta, Aloísio Barbosa.

A equipe técnica do Inea também fará um plano de conscientização para sensibilização da população sobre a importância do cuidado com as árvores.
- É mais um apoio fundamental que estamos recebendo do Estado. Termos este suporte técnico da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade auxiliando as nossas equipes do munícipio fará toda a diferença para os resultados deste trabalho – assinala o secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Albano Filho, Baninho.
A reunião teve a presença do diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas
e Ecossistemas do INEA, Cleber Ferreira; do presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB – Petrópolis, Rogério Guimarães, e de representantes das concessionárias Enel e Águas do Brasil, que irão somar à iniciativa.
Antes do início das intervenções, o planejamento e cronograma de serviços serão apresentados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN para análise.