(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O compromisso do próximo prefeito de Campos com a população começa já no dia 11 de novembro, ao comparecer ao único debate presencial e ao vivo que será transmitido pela TV, em uma demonstração de respeito com os 360.626 eleitores ativos da cidade. O evento será realizado pelo Sistema de Comunicação Terceira Via, às 20h, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Ao lado do horário eleitoral gratuito, veiculado no rádio e na TV, o debate é uma das maiores vitrines para a divulgação das propostas de campanha. Já se tornou tradição no processo eleitoral brasileiro.
A última pesquisa (espontânea) de intenções de votos divulgada na cidade, no último dia 4, realizada pelo instituto Real Time Big Data, a pedido da Record TV, mostra que 42% do eleitorado não declarou voto a um candidato específico. Essa porcentagem está dividida entre votos brancos, nulos ou indecisos. O debate do Terceira Via, que acontece quatro dias antes da eleição, é uma oportunidade para os 11 elegíveis conquistarem a confiança que quem ainda não decidiu qual número apertar na urna eletrônica.
(Foto: Carlos Grevi) |
Entenda as regras do debate
O debate tem previsão de durar três horas e contará com sete blocos.
BLOCOS 1 E 2
Os candidatos farão perguntas entre si, sem repetição de nomes. Ou seja, um não poderá fazer pergunta para o outro que já foi questionado nesta rodada. Isso garante a participação de todos. A dinâmica é a seguinte: o nome do prefeitável a realizar a pergunta será sorteado e ele ou ela escolherá a quem direcionar seu questionamento. São trinta segundos para realizar a pergunta, um minuto e trinta segundos para respostas, mais trinta segundos para réplica, e um minuto para tréplica.
BLOCO 3
Os candidatos responderão, por ordem de sorteio, a perguntas elaboradas pelas entidades apoiadoras do evento, sendo trinta segundos para perguntas e um minuto e meio para respostas.
BLOCO 4
O sistema é parecido com o da anterior: os participantes respondem, por ordem de sorteio, as perguntas elaboradas pela redação do Jornal Terceira Via. São trinta segundos para perguntas e um minuto e meio para respostas.
BLOCOS 5 E 6
Candidatos perguntam para candidatos livremente. Nesta parte do debate será permitido que um prefeitável seja escolhido mais de uma vez para responder as perguntas.
ÚLTIMO BLOCO
Na última parte, destinada às considerações finais, os participantes terão um minuto e trinta segundos de fala.
Durante todo o tempo, dois advogados do Terceira Via estarão presentes para avaliar, de imediato, questões relacionadas a eventuais ofensas e direito de reposta, que, em caso afirmativo, o candidato ofendido terá um minuto e meio para sua defesa. Não será permitida a exposição de documentos, fotos ou afins pelos candidatos durante o debate.
As cadeiras destinadas aos candidatos que não comparecerem permanecerão vazias.