A prefeitura de Petrópolis publicou na última sexta-feira (06), a revogação do decreto que norteava o funcionamento do comércio da cidade. Desde junho, quando foi autorizado a reabrir as portas, os estabelecimentos tinham que seguir horários diferenciados para abertura e fechamento das lojas. Com a revogação das medidas publicadas anteriormente pelo executivo, os empresários poderão voltar ao horário praticado antes da pandemia: Centro Histórico de 9h às 19h e Rua Teresa e Aureliano Coutinho, de 9h às 18h.
“O Sicomércio comemora o retorno dos horários normais das atividades do setor, principalmente porque estamos há pouco mais de um mês do Natal e neste mês temos Black Friday. Essa era uma grande preocupação de alguns comerciantes e das grandes redes que temos na cidade. Estávamos ansiosos aguardando a liberação das atividades plenas do comércio”, explica Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (SICOMÉRCIO).
A normalização dos horários vai facilitar também a contratação de colaboradores temporários no comércio. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o setor vem se recuperando e apresentou saldo positivo na geração de empregos por três meses consecutivos.
“Com essa retomada dos horários teremos a possibilidade de gerar emprego e renda, criando postos de trabalho no setor. O período do Natal aumenta o fluxo de pessoas nas ruas e consequentemente o volume de trabalho nos estabelecimentos”, revela Marcelo.
O comércio continua seguindo todos os protocolos de atendimento estipulados durante a pandemia. As lojas estão equipadas com álcool em gel para uso dos colaboradores e clientes, muitas utilizam tapetes sanitizantes, houve reforço na limpeza das lojas e o uso de máscaras de proteção, que é item obrigatório na cidade.
“As regras continuarão sendo observadas. É importante continuarmos evoluindo para que as medidas tenham que ser canceladas. Estamos atentos a todos os procedimentos evitando aglomerações nas lojas, controlando o acesso aos estabelecimentos, para que voltemos a atingir nossa plenitude em breve e com isso o patamar em que estávamos antes da pandemia”, reflete Marcelo.