domingo, 29 de novembro de 2020

Prefeitura de São João da Barra atua na praia para prevenir Covid-19


Durante todo o fim de semana, equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Vigilância Sanitária Municipal atuaram na chegada de Grussaí, praia que concentra o maior movimento no litoral de São João da Barra, a fim de orientar moradores e turistas e fiscalizar o cumprimento das medidas de combate à Covid-19. O trabalho consta de anamnese aferição de temperatura em ocupantes de veículos e banhistas para identificar possíveis sintomáticos e de orientação sobre a importância e obrigatoriedade do uso de máscaras faciais.

A atuação ocorreu também no fim de semana com anamnese, aferição de temperatura e orientações aos banhistas na passarela de acessibilidade de Chapéu de Sol.

As equipes percorrem a orla fiscalizando o trabalho dos ambulantes, que precisam cumprir normas sanitárias previstas em portarias. Há ainda atuação dos fiscais do setor de Postura no comércio de um modo geral, especialmente bares e restaurantes.

O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, destaca a importância da colaboração de toda a comunidade para que o município consiga controlar a pandemia.

— É um trabalho permanente que fazemos, mas que depende essencialmente da conscientização das pessoas para que não haja vários casos confirmados ao mesmo tempo, o que ocasionaria colapso na estrutura de saúde pública. A população precisa fazer a sua parte mantendo o distanciamento e os cuidados com a higienização pessoal, além de cumprir o decreto que obriga o uso de máscaras faciais — diz o secretário.

Segundo Campinho, a secretaria havia recebido denúncias de que estabelecimentos com piscinas estariam oferecendo banho aos clientes, o que está proibido por decreto. “Durante a semana fomos verificar as denúncias e notificamos os estabelecimentos. Neste fim de semana já estavam todos cumprindo a determinação”.

O trabalho de fiscalização e orientação é feito por equipes da Fiscalização de Posturas, com apoio da Guarda Civil Municipal e Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (Proeis), junto com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da Prefeitura é evitar que a pandemia avance no município, com consequente aumento do número de casos e de ocupação de leitos em UTI, problema que tem afetado muitos municípios.