domingo, 8 de novembro de 2020

Carla Machado: aprovação do nosso governo está entre as melhores do país


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), é candidata à reeleição pela segunda vez, podendo chegar ao quarto mandato à frente do município. Nesta eleição atípica, devido à pandemia do coronavírus, ela demonstra confiança na vitória e na aprovação popular da sua gestão. Para ela, a aprovação do seu governo está entre as melhores do país: “Depois da eleição vamos fazer uma pesquisa e divulgar isso”. Carla lembrou de dívidas herdadas da gestão anterior, disse não considerar que há um inchaço da máquina pública, pontuou o que considera avanços dos últimos quatro anos à frente da Prefeitura e as metas para um eventual mandato que se inicia em 2021, durante entrevista nessa sexta-feira (06) ao Folha no Ar 2ª edição, da Folha FM 98,3.

A prefeita ainda comentou sobre o tabuleiro eleitoral, com cinco candidatos de oposição, o que considera pouco inteligente por parte dos adversários, e as metas do seu grupo político para a Câmara. O objetivo é fazer sete cadeiras. Sobre a campanha na pandemia, ela afirmou que tem tomado todas as precauções e que chegou a sair de uma carreata antes do fim, em Atafona, por perceber que já estava sendo gerada uma aglomeração, o que, segundo ela, não se repetiu no evento seguinte, na praia do Açu. Por falar na pandemia, Carla disse que se orgulha de ter colocado para funcionar o primeiro hospital de campanha da Covid, em SJB, onde funcionava o Centro de Emergência. Aproveitou para alertar a população para seguir as regras de prevenção, porque 13 pacientes estão internados: “Temos 51 leitos, entre os de UTI e clínicos, mas nosso desejo é ver todos vazios”. Ela ainda falou das conversas adiantadas com a Fundação Benedito Pereira Nunes, mantenedora do Álvaro Alvim, para que a estrutura do hospital de campanha seja utilizada no futuro, em parceria, como um hospital escola.

Para a obra estadual da ponte da Integração, propõe a judicialização do caso, cobrando ao Governo do Estado, ou, em último caso, um consórcio com Campos e São Francisco de Itabapoana para retomar a obra. Ela ainda cobrou maior efetividade de articulação nesse caso do “deputado que se diz representante da cidade”, em referência a Bruno Dauaire (PSC), que é do mesmo partido do governador afastado Wilson Witzel e do governador em exercício Claudio Castro. Mas, segundo Carla, ele estaria “sumido” desde os escândalos de corrupção envolvendo Witzel. Já sobre a questão da contenção do avanço do mar em Atafona, prometeu que vai “continuar na luta”, mas que a situação não seria fácil de resolver e que precisa contar com apoio do governo federal.

Por falar em Atafona, falou sobre a relação do governo com os pescadores, afirmando que é necessário melhorar o atendimento a eles, estar mais próximo, mas também cobrou união da categoria. Destacou também o apoio aos agricultores, bem como observou a importância econômica do Porto do Açu para o município, salientando o desenvolvimento de ações para capacitar mão de obra para aproveitar oportunidades no empreendimento privado. Ela ainda destacou a atuação na área da Educação, sobretudo em um momento de pandemia, aponta que houve crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e aposta em uma melhora progressiva.