segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Premiação da Olimpíada de Matemática


Seis estudantes sanjoanenses se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e receberam prêmios de menção honrosa em solenidade na noite desta sexta-feira, 16, no auditório Cristina Bastos, no IFF Campos. Eles disputaram ponto a ponto com 18 milhões de alunos em todo o Brasil. Dois são da rede municipal de ensino: Nicoly Severo de Lima Andrade Elias, 15 anos, aluna do nono ano da Escola Municipal Flávio Batista, de Cajueiro, e Lorrayne da Silva Ribeiro, 13 anos, do oitavo ano da Domingos Fernandes da Costa, sede do município. Também foram premiados: Diogo de Oliveira, 16, do segundo ano do ensino médio do Colégio Alberto Torres (sede), Joana Lemos dos Santos, 16, do segundo ano do Colégio Estadual Newton Alves (Atafona), Rodolfo Rodrigues Rangel, 17, e Bruno Campello Jorge Machado, que cursam Petróleo e Gás no IFF São João da Barra. 

Os vencedores na competição estão incluídos no programa de Iniciação Científica Júnior e passam a receber bolsa de R$ 100 por mês para participarem do programa "Obmep na Escola", no contraturno. Na solenidade, o secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destacou que o resultado reflete na vida dos alunos e na escola:

— Esse resultado é fruto de um projeto desenvolvido há um ano na rede municipal. Fico satisfeito em acompanhar esses premiados e fomentar a alegria dos alunos pelo estudo. Independente de resultado na Olimpíada, o importante é que cada aluno se cobre ser melhor do que foi no bimestre anterior — disse Damasceno, lembrando que o município, na gestão Carla Machado, aumentou a carga horária da disciplina para seis tempos semanais, além de oferecer aulas de extensão no contraturno. 

Os alunos foram à premiação acompanhados de familiares, do coordenador de Matemática da Semec, Márcio Porfírio, e da professora Isabela de Souza. "O sentimento é de orgulho por plantar essa sementinha da matemática e mostrar a importância do estudo”, destacou Isabela.

Coordenador das Olimpíadas de Matemática na região, Marcelo Corrêa entregou todas as premiações. Ele ressaltou que a Obmep não é apenas uma prova. "É um investimento nos nossos alunos e o despertar do gosto do alunado pela matemática”. A segunda fase será em setembro deste ano.






Fonte: Secom