quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Professores de SJB vão receber gratificação do Educa em agosto


Os professores da rede municipal de São João da Barra, do Ensino Fundamental I, que obtiveram 60% de aproveitamento nas avaliações de julho, vão receber a primeira gratificação, de R$ 600 por semestre, do Exame de Desempenho Unificado de Conhecimento do Alunado (Educa), já no pagamento de agosto. Foram 107 turmas que alcançaram a meta proposta.

O benefício está garantido através da Lei nº 604/2019, que criou o Educa, no município. “Quero ressaltar que a gratificação é para o professor que teve uma nota de corte meramente quantitativa, mas reconhecemos o trabalho de todos os nossos professores e sabemos que, gradativamente, todos os alunos vão chegar no nível que desejamos. Nosso trabalho é para que todos os alunos sejam melhores do que eles mesmos no bimestre passado. Então, quem não alcançou ainda, não significa que seja um demérito, apenas um primeiro degrau que tem a Educação como meta”, explica o Secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.

O Educa é uma novidade na rede educacional, restrita ao primeiro segmento do Ensino Fundamental em 2019, mas já com planejamento de expansão para os demais níveis de ensino a médio prazo. A avaliação do projeto é elaborada, aplicada e corrigida pela empresa Funrio e, em dezembro, a meta a ser alcançada é 70% de aproveitamento.

A avaliação semestral é realizada nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, modalidade regular e Acelera. O Educa é uma avaliação externa diagnóstica para verificar níveis de aprendizado das turmas avaliadas, nortear planejamento e práticas pedagógicas.

- A criação da Lei mostra o empenho da prefeita Carla Machado com a qualidade do ensino e, também, com a valorização do professor. Uma iniciativa que evidencia a visão diferencia em relação à Educação, que em São João está em franco crescimento - finalizou Daniel.