quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Criação de Unidades de Conservação em São João da Barra


O trabalho de identificação, mapeamento e estudo de características físicas e biológicas das possíveis áreas para criação de Unidade de Conservação Municipal em São João da Barra teve prosseguimento na terça-feira, 27. Na oportunidade, a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, recebeu representantes do Projeto Socioambiental e Educacional, (Saberes), contratado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), para apoio na gestão e criação de Unidades de Conservação Ambiental (UC´s) .

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos iniciou o trabalho no ano passado, protocolando junto à Seas justificativas técnicas de duas possíveis áreas para criação de Unidade de Conservação Municipal: lagoas de Grussaí e do Taí. 


O levantamento das informações técnicas do município para criar as UC's foi explanado para os representantes da empresa contratada pelo Seas, Ivana de Pinho Ribeiro, coordenadora Técnica, e Manuela Santos Pereira, bióloga. Ele será analisado para posterior visita técnica às áreas propostas, com o objetivo de identificação do grau de conservação e os tipos de uso que serão feitos nesses ambientes, para a tomada de decisão sobre categoria e as forma de proteção, sustentabilidade e ações que o município poderá desenvolver para garantia da continuidade desse uso.

Segundo a secretária Joice, o apoio técnico da Seas dará o suporte necessário para a implantação das primeiras unidades, assegurando às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais, protegendo os ambientes e mantendo condições para a existência de espécies da fauna e flora do município. "O desejo do governo é que a população, que faz uso desses recursos, seja parceira na conservação e preservação das riquezas naturais e da biodiversidade existente no município", disse.

Unidade de Conservação é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) - Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 - às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais.




Fonte: Secom