segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Formação Continuada do projeto Alfaletrando em São João da Barra


Acontece em São João da Barra, nesta segunda, 19, e na terça-feira, 20, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, mais um curso de Formação Continuada do projeto Alfaletrando, que tem como proposta ampliar o conhecimento sobre práticas alfabetizadoras para 75 professores de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. 

A capacitação, organizada pela Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I, debate com os profissionais os resultados do Exame de Desempenho Unificado de Conhecimento Alunado (Educa). Ministram a capacitação, que é realizada mensalmente, as coordenadoras pedagógicas Érika Alves e Wanessa Vilella. Nesta edição, o debate com os profissionais visa um novo planejamento nas escolas a partir do desempenho nas provas do Educa.

"As provas do Educa foram aplicadas em julho e hoje estamos debatendo os resultados para que haja um replanejamento nas escolas. Lembrando que, em novembro, teremos outra edição do Educa. Além disso, apresentamos novos caminhos para os desafios que os profissionais encontram quando o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem", ressaltaram as coordenadoras. 

Vale lembrar que o Alfaletrando integra o Programa Educa-Ação, lançado em fevereiro, e que trata da transição do atendimento educacional de tempo parcial para o integral, em experimento na rede municipal de ensino, assim como a capacitação dos professores. 

Educa - O Educa é uma avaliação externa diagnóstica, que verificará níveis de aprendizado das turmas avaliadas para nortear planejamento e práticas pedagógicas. Professores da rede municipal de ensino de São João da Barra do Ensino Fundamental I, cuja turma obtiver 60% ou 70% de aproveitamento de acerto nas avaliações de julho e dezembro, terão gratificação de até R$ 600 por semestre. O benefício está garantido após a aprovação e sanção da Lei nº 604/2019, criando o Exame de Desempenho Unificado de Conhecimento Alunado (Educa).






Fonte: Secom PMSJB