quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CLIMA TENSO ENTRE ARGENTINA E REINO UNIDO


A Argentina criticou nesta terça-feira (31) a decisão do governo britânico de enviar um navio de guerra para as ilhas Malvinas. Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores argentino rechaçou a “tentativa do Reino Unido de militarizar um conflito sobre o qual as Nações Unidas já se pronunciaram diversas vezes”.
Além do envio de um moderno destróier da marinha do Reino Unido, também foi alvo de críticas por parte do governo argentino a iminente visita do príncipe William ao arquipélago, como membro das Forças Armadas britânicas.


Em meio a uma nova escalada verbal e diplomática entre os governos de Argentina e Reino Unido sobre a soberania das Malvinas, o jornal britânico "The Times" informou nesta quarta-feira que o príncipe William partiu rumo às ilhas para realizar um treinamento militar que, segundo confirmou recentemente a Casa Real, durará seis semanas.

A presença do príncipe faltando dois meses para o trigésimo aniversário da guerra entre os dois países foi considerada uma nova provocação pela Casa Rosada, que também questionou, em nota oficial intitulada "Mais diplomacia e menos armas", o futuro envio às ilhas do HMS Dauntless, um destróier equipado com mísseis aéreos Sea Viper de última geração.

Na mesma nota, o governo Kirchner assegurou que "o povo argentino lamenta que o herdeiro real chegue ao território pátrio com uniforme de conquistador e não com a sabedoria do estadista que trabalha a serviço da paz e do diálogo entre as nações".