domingo, 5 de fevereiro de 2012

CALÇADA EM PÉSSIMA CONSERVAÇÃO CAUSA VÍTIMAS NO CENTRO


Calçada mal conservada oferece risco a pedestres.Caminhar pela calçada na Av. Visconde do rio Branco(Beira Valão), no Centro não é tarefa fácil para os pedestres. É preciso redobrar a atenção para não se acidentar devido à grande quantidade de buracos, desníveis dos pavimentos e obstáculos no meio do caminho.

Na semana passada uma senhora idosa (67anos),com bengala foi vítima desta armadilha, caindo na calçada, precisando se socorro,  a mesma teve um  corte profundo na testa, perdendo muito sangue, arranhões e ematomas nos joelhos, no rosto e nas pernas. A senhora foi levada para o hospital (particular), onde ficou internada por quatro dias, passando por vários exames e  radiografias. As consequências desse tombo foram dois galos enormes na testa, um olho roxo, vários ematomas e gasto com medicamentos para sanar as dores e cuidar das feridas.

Agora eu pergunto, quem irá arcar com as despesas e os traumas?
Os moradores que não cuidam de sua calçada, ou a Prefeitura, que não cumpre sua obrigação,de fiscalizar e punir quem não cumpre as normas?



A calçada em questão pertence a uma  vila (Beco), onde residem várias famílias, que quando querem melhorias, se reunem para fazer uma espécie de"côndomínio", para colocação de portão eletrônico, interfone, caixa de correios, mas pelo visto não diz respeito a calçada deles, que está em péssimo estado causando acidentes contínuos aos pedestres, que na sua marioria são populares que usam o serviço do BOLSA FAMÍLIA, pessoas essas que são IDOSOS, DEFICIENTES E MULHERES COM CRIANÇAS NO COLO.


“Já presenciei muitos acidentes aqui, principalmente com mulheres e idosos, que perdem o equilíbrio ao tropeçarem nos buracos e pedras. Existe também muita dificuldade para os deficientes. Quem usa bengala ou cadeira de rodas passa verdadeiro sufoco para transitar por essa calçada. Em dias de chuva, a situação se complica com as poças d’água nos buracos”, relata a funcionária do bolsa família que não quis se identificar.


Vale destacar que, de acordo com o Código de Obras do município de Campos dos Goytacazes, a manutenção das calçadas cabe aos proprietários dos imóveis,como podem conferir abaixo no código:

LEI Nº 6.692, de 27 de novembro de 1998.

SEÇÃO VI
DAS CALÇADAS E PASSEIOS

Art. 75 - Os proprietários de imóveis que tenham frente para
logradouros pavimentados ou dotados de meio-fio são obrigados a
pavimentar e a manter em bom estado os passeios em frente de seus
lotes.
Art. 76- Em determinadas vias, a Prefeitura Municipal poderá determinar a padronização da pavimentação dos passeios, por razões de ordem técnicas, estética ou de economia popular


fotos: Ralph Braz