sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

BAHIA VIVE DIA DE ASSASSINATOS E ASSALTOS A LOJAS, DEVIDO A GREVE DA PM


Com os policiais militares em greve há três dias, a Bahia sofre com a onda de violência, que atinge principalmente a região metropolitana de Salvador. Nesta sexta-feira, foram registrados 20 assassinatos e dez tentativas de homicídio em dezesseis horas, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado. Neste mesmo dia, na semana passada, foram 13 mortes em 24 horas. Cinco lojas da Cesta do Povo, rede de supermercado controlada pelo governo estadual, foram assaltadas entre esta quinta e esta sexta-feira em Salvador. Os crimes aconteceram nos bairros da Liberdade, Caixa D'água, Ogunjá, Mata Escura e Pirajá. Nesses dois últimos bairros, os bandidos levaram todos os produtos e equipamentos.

Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militares patrulham ruas

A situação em Mata Escura é de insegurança em todo o bairro. O comércio não abriu nesta manhã e delinquentes estão jogando pedras nos veículos que circulam na região, na tentativa de roubar alguns pertences. Foi neste bairro que, na noite de quinta-feira, morreu o percurssionista do Olodum Denilton Souza Cerqueira, de 34 anos. Ele foi baleado na cabeça e nas costas durante uma tentativa de assalto.


Diante da situação, o Ministério da Defesa informou que vai dobrar o número de homens da Força Nacional para ajudar a reforçar o policiamento e a conter a onda de violência na Bahia. Segundo o ministério, 1.250 homens já foram enviados à capital e outros 1.350 começam a chegar ainda nesta sexta-feira, totalizando 2.600 militares. O governo federal também está disponibilizando quatro helicópteros.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, vão à Bahia neste sábado para acompanhar a situação. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, também integra o grupo.