domingo, 12 de fevereiro de 2012

CAMPOS, NECESSIDADE DE RESGATAR SUA HISTÓRIA


Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes

Em Campos, o passado não manda lembranças. Há alguma sinalização oficial da casa onde morou Patrocínio? Onde funcionou o jornal libertário 25 de Março, de Lacerda? Onde era a praça do Rocio, local de suplício de escravos? Onde morou Nina Arueira? Há alguma referência física – um monumeno - sobre os mortos no comício integralista de 1937? Não!

Agora a Santa Casa de Misericórdia de Campos constrói um edifício-garagem bem no centro velho da cidade, onde existiram a Igreja Mãe dos Homens e o prédio da própria Santa Casa. A sugestão é que o Benedito Marques, provedor da instituição, inclua na obra um marco histórico das velhas edificações, promova o resgate do passado.


É claro que a vida não para e o empreendimento será importante para custear o trabalho prestado pela Santa Casa, mas se não houver nenhuma referência às construções que existiram ali, estaremos violando nossa memória mais cara.

Onde hoje é o canteiro da obra do edifício-garagem, no final do século XVIII, havia a Igreja Mãe dos Homens, a Santa Casa e um pequeno cemitério.
Vista lateral da Santa Casa, na beira rio
fonte: replicado do Blogfernandoleite.blogspot.com
fotos: arquivo pessoal