quinta-feira, 26 de maio de 2022

Pescadores terão apoio para legalizar embarcações em São João da Barra


Os pescadores de São João da Barra terão acesso gratuito ao serviço de emissão do laudo técnico para inscrição inicial de embarcação miúda (canoa), construída de forma artesanal. O atendimento será nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Colônia dos Pescadores Z-2, em Atafona. O documento é necessário para inscrição de embarcação miúda na Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra.

A iniciativa foi firmada em reunião na última segunda-feira, 24, entre o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, João Batista dos Santos Filho, e o comandante da Capitania dos Portos em São João da Barra, capitão-tenente Eduardo Silva de Oliveira. Estiveram presentes no encontro o Suboficial da Capitania dos Portos, Vinícius da Silva Rezende, e o gerente municipal de Pesca e Aquicultura, José Antônio Nunes Pereira.

“Essa parceria, que disponibilizará um engenheiro naval da Marinha do Brasil, é de fundamental importância para apoiar a classe pesqueira nesse processo de legalização da embarcação. O custo do laudo técnico desse profissional varia em torno de um salário mínimo e o pescador tem dificuldade de acesso ao profissional, bem como de custear esse serviço. Por isso firmamos essa parceria”, declarou o secretário João Batista.

Os interessados no serviço têm até o dia 2 de junho para dar entrada no processo de inscrição junto à Agência da Capitania dos Portos. É necessário apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência; foto digital da popa e través; Guia de Recolhimento da União (GRU); preencher requerimento, Boletim de Alteração de Dados de Embarcação (BSADE), declaração de propriedade e de construção de embarcação. Em caso de dúvidas foi disponibilizado o WhatsApp (22) 998463759.