Mais de 80 pessoas participaram do Correndo por eles que contou a participação de crianças da rede municipal de ensino de Petrópolis
Campeonato de jiu-jitsu, capoeira, cicloturismo, montanhismo, música, atividades pedagógicas e muitas outras atividades esportivas e culturais marcaram o domingo (15), último dia do evento “Vira Petrópolis”, que acontece desde sexta-feira (13), nas Praças da Liberdade, Visconde de Mauá (Praça da Águia) e Duque de Caxias (Praça do Skate). Cerca de 80 pessoas, entre cadeirantes, deficientes de baixa visão, surdos familiares e simpatizantes, participaram da “Correndo por Eles” e outras 100 pessoas aderiram ao passeio ciclístico, eventos que fazem parte do "Vira Petrópolis".
“Esporte é saúde, por isso, ações como essa precisam ser sempre incentivadas. Todas as atividades aconteceram com praças lotadas. O tempo ajudou e a população aderiu ao evento, que passará a fazer parte do nosso calendário. Além de promover a saúde, nosso objetivo é valorizar nossos talentos dos diversificados setores culturais locais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Para os organizadores do evento o “Vira Petrópolis” tem o intuito de, além de ser solidário às vítimas das chuvas na cidade, dar continuidade e fortalecer as atividades de Lazer, Esportes, Artes e Cultura. Além de promover a inclusão, a solidariedade e a sustentabilidade. Ao todo, 35 PCD’s, entre crianças, adolescentes e atletas da Filipe Bernardes Assessoria de Corrida, participaram da “Correndo por Eles”.
“Tivemos atividades de yoga, futebol de botão, treinamento funcional, e-games e muitas outras atividades, como o montanhismo em seis picos realizado pelo CEP, que hoje, inclusive, está fazendo aniversário . Além da adesão da população nos espaços públicos, tivemos mais de um milhão de acessos nas transmissões ao vivo que realizamos. Foi um grande sucesso”, disse o subsecretário de Esportes, André Fernandes.
“Foi o primeiro evento de Corrida para Deficientes em Petrópolis. Para nós foi um sucesso total, pois conseguimos tirar as pessoas de casa em um domingo gelado, e mostrar para Petrópolis que apesar de termos alguma dificuldade somos iguais a todo cidadão e isso é inclusão!”, disse o conselheiro da Comissão Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Chen Li Cheng, um dos organizadores da corrida.