O Solar do Visconde de Araruama, prédio que abriga o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), localizado na Praça do Santíssimo Salvador, começou a receber nesta quarta-feira (25), a pintura de sua fachada. A ação faz parte do procedimento de revitalização pelo qual o Solar vem passando desde março. Equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o imóvel é um dos mais belos cartões postais do município e, no dia 29 de junho, completará 10 anos abrigando o Museu.
“Desde o começo de março, iniciamos a recuperação do telhado do Solar, bem como a troca de algumas calhas e o reparo de infiltrações em algumas paredes. A pintura da fachada representa o embelezamento que o nosso Museu merece, para festejar sua primeira década”, detalha a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, anunciando que os trabalhos devem durar cerca de 10 dias.
A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, explica que as tintas usadas na pintura do prédio que foi construído no final do século XVIII, foram doadas por comerciantes do município, no ano passado. “Estou muito grata pelo Museu Histórico ter recebido essa doação das tintas, por iniciativa do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Edvar.