quarta-feira, 18 de maio de 2022

Projeto direcionado a alunos do 9º ano volta ao formato presencial em SJB


O projeto Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF) volta a ser desenvolvido de forma presencial nesse ano de 2022 na rede municipal de ensino de São João da Barra, tendo como público-alvo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Fruto de uma parceria entre a empresa Chevron Brasil, Prefeitura de São João da Barra e Instituto Aliança com o Adolescente, a iniciativa tem foco no desenvolvimento pessoal e na construção de um projeto de vida para alunos na modalidade regular e no Programa de correção de fluxo Acelera.

A formação ocorre nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Reforço em Português e Matemática (QSuperAção). As atividades se desenvolvem através de quatro blocos temáticos: Identidade; Integração e Comunicação; Ética; Cidadania e Projeto de Vida. Implantado em São João da Barra em 2018, o projeto já atendeu mais de 600 adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental, preparando-os para a continuidade do ensino médio e/ou técnico e a conclusão da educação básica.

No último dia 11 foi confirmada a ampliação de 6 para 12 no número de escolas envolvidas, durante uma reunião entre a prefeita Carla Caputi, a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues, representantes da Chevron e do Instituto Aliança com o Adolescente. Até o momento, 451 adolescentes já se inscreveram para participar da turma 2022 do projeto, o equivalente a 81% do total de alunos matriculados no 9º ano e Acelera A3 das escolas.

Participaram do encontro, representando a Chevron, o gerente de Políticas e Relações Governamentais, Charles Guerra, além da coordenadora pedagógica do Instituto Aliança, Raquel Veiga, e da coordenadora local do projeto Transformando o Presente e Projetando o Futuro, Luciana Oliveira.

“O projeto oportuniza aos alunos novas práticas, estimula a interatividade e comunicação, além de aumentar os horizontes destes jovens para projetos de vida e para a importância da educação. Aumentar a abrangência significa potencializar novas perspectivas para o futuro de mais estudantes”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.