sábado, 14 de maio de 2022

Onda de frio: Petrópolis pode registrar 07°C na próxima semana


O inverno no Brasil começa oficialmente somente em 21 de junho, contudo, as baixas temperaturas vão começar a ficar mais acentuadas um pouco antes do início da estação mais fria do ano. Os serviços de meteorologia afirmam que grande parte do país vai enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir da próxima segunda-feira (16). Há previsão de neve e "chuva congelante" para estados do Sul e geadas para outros trechos do país.Em Petrópolis, por exemplo, a temperatura mínima prevista pelo Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas – chega a 07°C na próxima quarta-feira (18).

"Para quem está sentindo frio agora, digo que o frio ainda nem começou. Esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano”, destaca Cesar Soares, meteorologista da Climatempo. Ele explica, ainda, que a previsão de baixas temperaturas se deve ao avanço de uma massa polar muito intensa.


Em Petrópolis, as temperaturas começam a despencar na segunda-feira (16), quando a mínima fica em 13°C e a máxima não passa de 22°C. Para este dia, a previsão aponta manhã de sol com o aumento de nuvens. As pancadas de chuva começam a ocorrer a partir da tarde e noite. Já na terça-feira (17), a mínima chega a 11°C e pode chover a qualquer hora do dia.

Na quarta-feira (18) a “friaca” promete ser ainda mais intensa, com termômetros marcando 07°C. Contudo, neste dia não há previsão de chuva e o decorrer do dia deve ser ensolarado. A máxima fica em 17°C e há possibilidade de geada nas regiões mais elevadas de Petrópolis. A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.

Acostumados com as baixas temperaturas, os petropolitanos foram às redes sociais afirmar que os casacos e cobertores já foram retirados dos armários para enfrentar a chegada da onda de frio. “Petropolitano raiz é aquele que já se antecipada uma semana e retira os casacos e cobertores do armário quando a previsão aponta a chegada de uma nova onda de frio”, compartilhou a internauta Paula Soares.