segunda-feira, 15 de março de 2021

Petrópolis celebra 178 anos de História

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)

Hoje, dia 16 de Março, a Cidade Imperial completa 178 anos! Localizada no alto da Serra da Estrela do estado do Rio de Janeiro, a 845 metros de altitude, Petrópolis mistura passado e presente com charme das construções do período imperial. Com uma infraestrutura de qualidade, com boas opções de hospedagens, bons restaurantes, comércio variado e a natureza exuberante da Serra dos Órgãos.

Diversas construções da época de Dom Pedro II que costumava passar longas temporadas na cidade. A cidade tem muitos centros culturais que se encontram em antigos palacetes e casarões do século XIX.


Período Imperial (1822-1889) sua História

Em 1822, o imperador brasileiro dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, hospedou-se na fazenda do Padre Correia e ficou encantado com a região. Adquiriu uma fazenda vizinha, a Fazenda do Córrego Seco, que passou a ser chamada Imperial Fazenda da Córrego Seco, onde pretendia construir um palácio.

Seu filho, Dom Pedro II, em 16 de março de 1843, assinou um decreto imperial pelo qual determinava o assentamento de uma povoação (a ser formada com a vinda de imigrantes alemães) e a construção do sonhado palácio de verão, cuja pedra fundamental foi assentada pelo Imperador em maio de 1845, e que ficou pronto em 1847. Concebida pelo major Júlio Frederico Koeler, é tida como a segunda cidade projetada do Brasil (depois de Recife, projetada na época dos holandeses), sendo composta de um núcleo urbano - a cidade (hoje, o Centro), onde se encontravam o Palácio Imperial, prédios públicos, comércio e serviços.

A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império do Brasil, com a mudança de toda a corte. Grande número de habitantes da cidade do Rio de Janeiro também se mudava durante o verão para Petrópolis para fugir dos surtos de febre amarela. Dom Pedro II governou por 49 anos e, em pelo menos quarenta verões, permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses. Em 29 de setembro de 1857, a localidade foi elevada à condição de cidade. Em 1861, foi inaugurada a primeira rodovia macadamizada do Brasil, a Estrada União e Indústria, ligando a cidade a Juiz de Fora. Em 1883, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará (futuramente Estrada de Ferro Leopoldina) chegou à cidade por iniciativa do Barão de Mauá, sendo inaugurada por Dom Pedro II.

Independentemente da época do ano, era em Petrópolis que moravam os representantes diplomáticos Petrópolis celebra 178 anos estrangeiros na maior parte do período imperial.


Museu Imperial, reabre Ala Esquerda no aniversário da cidade


O Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), reabrirá a ala esquerda do Palácio Imperial a partir do dia 16 de março, aniversário da cidade. Em nota, a administração do museu adianta que está seguindo todos os protocolos de retomada gradual das atividades.

A ala esquerda do Museu Imperial representa os ambientes da casa onde d. Pedro II e seus familiares veraneavam. Nela, o público poderá encontrar a sala de jantar, a sala de música e baile, entre outros espaços, bem como as coroas dos imperadores do Brasil e a pena usada pela princesa d. Isabel para assinar a Lei Áurea.

A visitação acontecerá de terça a sábado, das 10h às 16h, em grupos de 25 pessoas por hora, com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). No dia da reabertura, 16 de março, a entrada será gratuita.

Para realizar a visitação, será necessário o agendamento através do telefone (24) 2233-0345, disponível para atendimento a partir de 10 de março, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. A princípio, a agenda estará aberta apenas para o mês de março. Guias de turismo poderão acompanhar grupos de até três pessoas.