segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Vacinação antirrábica nos postos volantes em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Começa na próxima segunda-feira, 18, a Campanha de Vacinação Antirrábica nos postos volantes de São João da Barra. A equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses vai percorrer as localidades do município das 9 às 13h, de acordo com o calendário. O primeiro local atendido será o Jardim das Palmeiras, em Atafona.

Visando a preparação dos agentes de combate a endemias para esta campanha, O Núcleo de Controle de Zoonoses promoveu no último dia 31, o curso de capacitação sobre transmissão e profilaxia da raiva. Nos postos fixos a campanha de vacinação acontece no dia 7 de outubro.

Segundo o Diretor do Núcleo Controle de Zoonoses, Marcos Machado, a raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos) e é transmitida por um animal doente através da mordedura, arranhadura e lambedura. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal.

A vacinação contra a raiva canina deve ser feita apenas a partir do terceiro mês de vida do filhote e o reforço deve ser feito de um em um ano após a aplicação da primeira dose. Essa regra serve também para os gatos que podem contrair a raiva felina.

Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia. Além da mudança de comportamento, um cão feliz e brincalhão pode se tornar um animal quieto, recatado e cansado. Esses sintomas vão se mostrando de acordo com as fases da raiva canina.






Fonte: Comunicação PMSJB