quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Manutenção e limpeza de canais em São João da Barra

(Foto: Divyulgação)
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) – através do programa Limpa Rio –, realizará nos próximos dias serviços de limpeza, remoção de vegetação e desobstrução dos canais Trapiche, que corta os Bairros da Chatuba, Porto Seguro, Nova São João da Barra e Água Santa, na Sede do Município; da Vila Esperança e da CEHAB, em Atafona; e do Quitingute, no 5º distrito.

Os serviços são necessários devido à falta de manutenção nos últimos anos. “Os canais estão com alto nível de propagação de vegetação, assoreados, com acúmulo de resíduos sólidos, podendo gerar problemas de saúde para a população e degradação da paisagem”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme.

Com a ação serão removidas plantas aquáticas, como é o caso do aguapé e canavieiras, que reduzem o oxigênio da água, provocando mortandade de peixes e dificultando o escoamento da água através do seu fluxo normal. O serviço beneficiará também a navegação e a pesca artesanal na região.

“No 5º distrito, a continuidade dos serviços no canal Quitingute, com o apoio da Associação de Moradores e Pescadores da Quixaba, iniciados nos últimos meses, representará melhoria na qualidade e no fluxo da água até a Lagoa do Açu, possibilitando a desobstrução e interligação do canal com a Lagoa, aumento na produção do pescado e a geração de renda”, declarou Alex, detalhando que foi feita também uma solicitação à SEA para limpeza futura dos canais São Bento e Abreu.

Há 20 anos na profissão, o pescador artesanal de Quixaba, Jorge Luiz Nunes Barreto, acredita que essa atividade é fundamental para ajudar a repovoar as espécies de peixes de água doce. “Encontramos na Secretaria de Meio Ambiente o apoio que a classe pesqueira vem solicitando há alguns anos. Esse serviço é importante para facilitar a vida dos pescadores, que não precisarão se deslocar para pescar em outras cidades, na busca pelo sustento das famílias”, disse Jorge.






Fonte: Comunicação PMSJB