segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Plano de Trabalho de Obras e Contenção em Atafona

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Na busca de recursos para obras de contenção do avanço do mar em Atafona, a Prefeitura de São João da Barra enviou à Coordenadoria Geral de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Nacional, no início de setembro, o Plano de Trabalho de Obras de Contenção. Responsável pela elaboração do documento, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil explica que o documento reforça a necessidade de captação de recursos para obra de Proteção e Restauração da Praia de Atafona. 

Sugerido pelo órgão federal, o Plano de Trabalho de Obras e Contenção tem como base o anteprojeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que prevê um valor em torno de R$ 180 milhões para sua execução. Considerada complexa, além do custo que foge ao alcance do município, a obra engloba a construção de nove espigões associados a aterro hidráulico. Dragagens no rio Paraíba do Sul também são previstas como parte do trabalho de restauração da paria de Atafona. 

Segundo o coordenador municipal de Devesa Civil, Adriano Assis, o Plano de Trabalho, em termos de captação do recurso junto ao Governo Federal, substitui o pedido de reconhecimento da Situação Emergência, enviado no início de agosto e indeferido pela União, por considerar que as ações realizadas pelo Município relacionadas ao fenômeno do avanço do mar, mesmo provisórias e emergenciais, foram eficientes em se tratando de um desastre gradual.

“Ao decretar Situação de Emergência, foi necessário utilizar um evento que referenciasse o transtorno, no caso a grande ressaca do dia 20 de julho. Porém, ao realizarmos a ação visando amenizar os danos materiais e humanos no período, principalmente na região atingida, considerou-se que a resposta do município quanto ao fenômeno naquele momento foi eficiente”, explicou Adriano, lembrando que, na ocasião, foi construída uma barragem provisória com sacos de areia impedindo o avanço da água na Rua Minervina Pereira, onde estão localizados frigoríficos e imóveis residenciais.

“Para tentar solucionar o problema em sua totalidade, a orientação da Coordenadoria Geral de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Nacional, é a elaboração do Plano de Trabalho de Obras de Contenção, com toda documentação relacionada ao anteprojeto do INPH para que possa ser analisado com vistas à liberação do recurso por parte da Secretaria nacional de Defesa Civil, subordinada ao Ministério da Integração nacional”, explica Adriano.





Fonte: Comunicação PMSJB