segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SJB : Núcleo de Apoio à Saúde da Família

(Foto: Divulgação)
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em São João da Barra promoveu na sexta-feira, 22, na Unidade de Saúde Felix de Sá, mais uma reunião periódica visando o acompanhamento da situação de assistidos pela rede municipal. A meta é buscar soluções para determinados caso e, para isso, participam dos encontros representantes de todos os programas disponibilizados pela Secretaria de Saúde. 

O trabalho consiste em atender os casos de maior complexidade dentro da Atenção Básica, entendendo o caminho e o fluxo que o paciente precisará percorrer até que ele alcance o atendimento e a solução para sua situação de saúde, como explica o psicólogo André Aragão.

– Existe o trabalho em conjunto com os agentes de saúde para identificar e buscar esses pacientes, para que eles cheguem ao atendimento de forma imediata e que não haja a morosidade muitas vezes contida na rede pública de saúde – pontuou.

A importância do Nasf junto à Atenção Básica, de acordo com a assistente social Solange Barbosa, é promover o matriciamento do trabalho junto às equipes, principalmente em relação ao agente comunitário. 

“O agente é o elo principal dentro da esfera Nasf, uma vez que tem a confiança e autonomia do usuário para que possamos dar suporte e acompanhamento aos casos dentro do município. Realizamos visitas aos PSFs para o estudo dos casos com necessidade maior de atendimento”, explicou.

“Nas reuniões, além do Conselho Tutelar, todos os programas de Saúde são convidados para, juntos, atingir a meta, que é proporcionar qualidade de vida e saúde aos munícipes”, completou Solange, lembrando que o cronograma de reuniões está fechado até o final do ano.






Fonte: Comunicação PMSJB