quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Capacitação para profissionais do NCZ de São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Supervisores de campo do Programa de Combate ao Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra, concluíram nesta terça-feira, 5, o curso de capacitação, iniciado na segunda-feira, 4, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos dos Goytacazes,

A capacitação foi ministrada pelo técnico da Fundação Nacional de Saúde, Silvio Pinheiro, e visa atualizar a equipe de supervisores que atuam diretamente com os agentes de campo do município.

De acordo com o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado, esta capacitação é inédita e exclusiva para os supervisores de São João da Barra, visando melhorias no trabalho dos agentes de combate às endemias durante o período de maior proliferação do mosquito. "É uma oportunidade nova para os supervisores de campo do município, que estão recebendo uma capacitação específica”, destacou.

O diretor também ressalta que, com a chegada da primavera e o começo da estação chuvosa, aumentam os locais propícios à proliferação do Aedes aegypti, por isso é importante a mobilização para eliminar os focos.

O mosquito é o vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya e leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e, segundo a Fiocruz, a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto.

“Além do trabalho de nossa equipe, a parceria da população é de extrema importância, pois, para combater o aedes aegypti, pode-se tomar medidas muito simples, como observar e eliminar nas próprias residências a existência de recipientes que acumulam água parada”, finalizou Marcos Machado.







Fonte: Secom PMSJB