sexta-feira, 5 de maio de 2017

Vacinação contra gripe prossegue no município

(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Saúde de São João da Barra prossegue com a vacinação contra a Influenza (gripe) nas Unidades de Saúde e PSFs nas diferentes localidades e na Unidade Felix de Sá (sede do município). A campanha segue até o dia 26 e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza nos grupos de risco. O Dia D acontece no próximo dia 13, das 08h às 17h.

A vacinação é destinada aos idosos a partir dos 60, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas - mulheres no período até 45 dias após o parto, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas mediante prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação, e professores da rede pública e privada.

De acordo com a coordenação de imunização do município, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada.

“A campanha anual de vacinação tem contribuído para a prevenção da gripe, e para a diminuição das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias”. Explicou a Coordenadora Municipal de Imunização, Rachel Alves Rebel.

É preciso apenas ficar atento às contraindicações da vacina, que não deve ser administrada em pessoas com história de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina; que apresentaram reações graves a doses anteriores e em doenças agudas febris, recomendando adiar a vacinação até a resolução do quadro.






Fonte: Ascom PMSJB