sexta-feira, 5 de maio de 2017

Prevenção e combate à hipertensão: Hiperdia promove palestra em SJB


Uma palestra com o tema: "Tratar a hipertensão é um ato de fé", promovida pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), da Secretaria de Saúde de São João da Barra, marcará as comemorações pelo Dia da Luta contra a Hipertensão Arterial. Devido ao ponto facultativo, no dia 28 de abril, as atividades acontecerão nesta sexta-feira, 05, a partir das 13h, na Policlínica.

“As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento”, alertou o secretário de Saúde, Godofredo Neto, disponibilizando o Programa Hiperdia para adesão ao tratamento, evitando assim problemas de saúde graves como infarto, derrame ou comprometimento renal. 

A coordenadora do Hiperdia no município, Catia Assis, ressaltou a importância da palestra para orientação e conscientização sobre a importância da prevenção no combate à hipertensão. “Entre os assuntos que serão abordados estão: sintomas, causas e tratamentos da hipertensão arterial sistêmica, alimentação saudável, tabagismo, medidas antropométricas, hipertensão na gestação e aferição de pressão”, informou.

– Desativado em janeiro de 2016 e reativado em janeiro de 2017, o programa Hiperdia atende atualmente 2.500 pacientes hipertensos – contabilizou Catia, explicando que, após o cadastramento, os pacientes são assistidos com terapia medicamentosa e acompanhamento clínico.






Fonte: Ascom PMSJB