quinta-feira, 31 de maio de 2012

POSTURA FISCALIZA DESPEJO DE LIXO EM TERRENOS E VIAS PÚBLICAS

FOTO: RALPH BRAZ


Agentes fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas realizaram nesta quarta-feira (30/05) no Parque Julião Nogueira uma operação para identificar terrenos baldios e vias públicas onde é feito despejo irregular de lixo por caminhões de supermercados e outros estabelecimentos, carros particulares e carroceiros. De acordo com o diretor do órgão, Leonardo Simões, a operação é resultado das muitas denúncias feitas por moradores que, inclusive, abordaram as equipes durante a ação para se manifestarem.


FOTOS: RALPH BRAZ


Pela manhã, assim que chegaram ao bairro, os 13 agentes que participam do que está sendo chamado de “varredura” puderam surpreender carroceiros que deixariam entulhos nos terrenos e às margens do canal que corta o Parque Julião Nogueira. A orientação foi para que se dirigissem aos entulhódromos espalhados pela cidade e que são os destinos ideais para o lixo.



FOTOS: RALPH BRAZ

“É um absurdo o que acontece. Não contentes em despejarem o lixo nos terrenos, algumas pessoas, que não moram aqui e só trazem o lixo, ainda queimam pneus, plásticos e papéis. Moradores com problemas respiratórios sofrem e não adianta reclamar, porque eles não se intimidam. Pelo contrário, ainda nos ameaçam. Já tiramos fotos, ligamos para órgãos públicos, mas, há sete anos que moro no bairro, a secretaria municipal de Serviços Públicos manda regularmente equipes para fazerem a limpeza dos terrenos e ruas, às vezes, até semanalmente. Mas as pessoas voltam e trazem mais lixo”, relatou uma moradora que não quis se identificar.





FOTOS: RALPH BRAZ

“O poder público municipal não autoriza ninguém a descartar lixo em terreno particular. Existem entulhódromos pelo município e que são destinados a receber esse material jogado irregularmente em terrenos baldios. Além disso, nesta quinta-feira (31/05), acontecerá uma reunião entre os órgãos competentes, incluindo a Posturas, para discutir a padronização das carroças para que elas possam ser identificadas e fiscalizadas pela Guarda Civil Municipal. Será uma forma de termos como penalizar os infratores”, adiantou o diretor de Posturas.

Fonte: ASCOM