Mostrando postagens com marcador Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana.. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de julho de 2015

HOSPITAL JOÃO VIANA PRECISA URGENTE DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS

(Foto: Ralph Braz)
O Hospital Psiquiátrico Espírita  Dr. João Viana, está precisando com urgência doações de alimentos. Segue abaixo a relação dos itens que necessitam o mais rápido possível:

- Óleo de soja
- Leite UHT,  ou em Pó
- Suco
- Café
- Achocolatado
- Açúcar
- Biscoitos de maisena ou Cream Cracker

Na noite esta quinta -feira(30), estive em uma reunião onde encontrei com a presidente do hospital, professora Maria Cristina Torres Lima, que me informou que o Hospital continua precisando da ajuda da comunidade para enfrentar a crise que o hospital vive.

O Hospital Abrigo João Viana, é mantido pela Liga Espírita de Campos e tem 120 assistidos. A unidade recebe doações através de depósito nas seguintes contas bancárias: Banco do Brasil, agência 0005-1, conta 4758-9; Caixa Econômica Federal, agência 0180, conta 1433-2 op. 003; e Sicoob, agência 4222, conta 4272-2; e também pelo site www.amigosdojoaoviana.com.br




Fonte: Blog Pense Diferente

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MÉDICOS DOS HOSPITAIS CONVENIADOS ESTÃO EM ESTADO DE GREVE

(Foto: Reprodução)
Os médicos que atuam nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), em Campos, estão em estado de greve. Eles participaram de uma assembléia na noite de terça-feira (7) na sede da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) e discutiram o atraso no pagamento dos serviços prestados na rede pública de saúde. O Sindicato dos Médicos de Campos (Simec) está produzindo um documento para requerer uma reunião urgente com o Procurador do Município, Matheus da Silva José, e com a prefeita Rosinha Garotinho, para encontrar uma solução antes que o atendimento seja interrompido.

De acordo com o presidente do Simec, José Roberto Crespo, a categoria pede que o pagamento das consultas e cirurgias seja feito diretamente aos médicos. No procedimento atual, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Campos repassam a verba do SUS ao Fundo Municipal de Saúde (FMS) que, por sua vez, encaminha aos hospitais e, posteriormente, o valor é depositado na conta dos profissionais. O Ministério da Saúde estaria repassado em dia, mas a prefeitura ainda não teria repassado a complementação municipal desde março deste ano. 


“Os médicos que prestam serviço nos hospitais conveniados não têm vínculo trabalhista. Isso significa que eles recebem apenas por produtividade. Como a prefeitura não repassa a verba do SUS às unidades hospitalares desde o mês de março, os médicos também deixaram de receber seus pagamentos. No entanto, alguns profissionais estavam com os vencimentos atrasados há mais tempo. Eu, por exemplo, não recebo desde novembro do ano passado”, explicou José Roberto.


Em Campos existem dois hospitais públicos — Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital Geral de Guarus (HGG) —, nos quais os médicos são contratados e recebem salários mensais. Já nos cinco hospitais conveniados — Hospital Beneficência Portuguesa, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Abrigo João Viana, Hospital Escola Álvaro Alvim e Hospital Plantadores de Cana — os médicos recebem apenas pelas horas trabalhadas.


O presidente do Sindicato pediu sensibilidade por parte do poder público municipal. “Os médicos estão desmotivados a trabalhar. É importante lembrar que nós também somos cidadãos que precisamos receber quitar contas e dívidas, assim como qualquer profissional de outra área. Além disso, a saúde deveria ser uma prioridade, porque o que está em jogo é a vida da população. Esperamos que a prefeita entenda a seriedade do problema”, concluiu.






Fonte: Terceira Via

sexta-feira, 26 de junho de 2015

HOSPITAIS AMEAÇAM SUSPENDER ATENDIMENTO PELO SUS EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Preocupação com o futuro incerto dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais de Campos reuniu a Promotoria de Justiça e representantes de seis unidades de Saúde conveniadas com a rede municipal, na manhã de quinta-feira (25), na sede do Ministério Público Estadual (MPE). O caos na saúde pública pode piorar a partir da próxima segunda-feira (29), caso a determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), não seja revertida, pelo menos é o que afirma o promotor responsável pelo caso, Leandro Manhães.

Valores gastos com o pagamento de funcionários e fornecedores antes da decisão de devolução aos cofres públicos, também seriam motivos de preocupação entre os diretores dos hospitais atendidos pelo município. Assim como o drama enfrentado pelo Hospital Abrigo Dr. João Viana, divulgado na edição de quinta da Folha da Manhã, a Beneficência Portuguesa se encontra na mesma situação. A soma do valor gasto pelas duas unidades ultrapassa 1,2 milhão.

— A reunião ocorreu devido à preocupação dos representantes das seis unidades hospitalares envolvidas, que temem comprometer os serviços oferecidos à população através do SUS, já a partir da próxima segunda-feira, caso a decisão do TJ não seja revertida. Estes hospitais podem ter seus serviços suspensos, trazendo danos à população, e esta possibilidade é real, devido à falta deste repasse — declarou o promotor.

Dentre as unidades que assumiram ter utilizado parcialmente a quantia transferida para as contas das entidades por determinação do juiz Elias Sader Neto, a pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, estão o Hospital Abrigo Dr. João Viana, e a Beneficência Portuguesa. “O valor de 50% da dívida da Prefeitura com a nossa unidade, referentes a processos realizados nos anos de 2012, 2013 e, 2014, creditados no último dia 22, totalizaram o montante de R$ 1,8 milhão. Deste valor, após a decisão do TJ, foram devolvidos no final da tarde desta quarta-feira, R$ 517 mil. A diferença restante já havia sido utilizada para honrar pagamento de funcionários e fornecedores”, declarou o diretor da Beneficência, Jorge Miranda.

O MPE informou, através da Promotoria de Justiça, que os valores gastos pelas unidades, antes da decisão de estorno às contas vinculadas da Prefeitura ser emitida pelo TJ, terão de ser devolvidos em sua totalidade, caso não haja mudanças. Segundo Manhães, a intimação dos estabelecimentos hospitalares obriga a devolução total dos valores em questão, porém, o prazo não teria sido fixado ainda.





Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 12 de maio de 2015

COPPAM APROVA ATO COMPENSATÓRIO BENEFICIANDO HOSPITAL DR. JOÃO VIANA

(Foto: Ralph Braz)
Ato compensatório, beneficiando o Hospital Abrigo Dr. João Viana, foi assinado, nesta terça-feira, pelo presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – Coppam, em troca da retirada dos gravames do imóvel da rua Tenente Coronel Cardoso, 778, que se encontrava listado pelo Plano Diretor do Município, mas que, antes da edição da Lei Municipal 8.487/2013, perdera suas características originais. 

O processo teve origem na Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, e foi julgado pelo Conselho, com referendo da Procuradoria do Município, por se tratar de prédio situado em AEIC, e a maioria decidiu por sua irrelevância, como acontecera com vários outros situados na avenida Sete de Setembro, por ocasião do tombamento realizado, preservando os que foram considerados importantes para a história da cidade. 

Apelo social – Para o presidente do Coppam, professor Orávio de Campos, que presidiu a solenidade de entrega do cheque, por parte do empresário, à presidente do hospital, professora Maria Cristina Torres Lima, disse que o Conselho tem usado do bom senso para resolver os variados “problemas inerentes à implantação de uma política séria voltada para a preservação dos nossos valores culturais”.

Outras ações estão em curso no Ministério Público, dentro da filosofia de beneficiar a comunidade, e visam a contemplar o Asilo Nossa Senhora do Carmo, a Lira de Apolo e a Pia União de Santa Terezinha do Menino Jesus, além da restauração da Capela de Santo Amaro, construída em 1888, ainda pela mão de obra escrava - a única peça histórica sobrevivente do antigo Engenho Central do Limão, em Goytacazes. 

“Antes, já havíamos fechado, no Ministério Público, outros atos compensatórios, permitidos pela nova Lei do COPPAM, como a colocação de telhado novo com estruturas, na sede da Lira São José, em Ponto da Cruz; e a restauração da sede da centenária Sociedade Musical Nossa Penha da Penha, em Tocos, que está se reestruturando para prestar serviços à sociedade com o retorno de seu conjunto musical”, declarou. 

- O importante é que, o ato compensatório beneficia, no momento, o Hospital Abrigo Dr. João Viana, que presta relevantes trabalhos comunitários e que se encontra diante de dificuldades exigindo a contribuição dos munícipes – finalizou Orávio de Campos, ao anunciar que os tombamentos ora verificados vão continuar e, ao final, “somente conseguiremos preservar cerca de 40 % dos prédios listados pelo Plano Diretor”.




Fonte: Secom/Campos

sexta-feira, 18 de julho de 2014

PADARIA DO HOSPITAL JOÃO VIANA AGORA ESTÁ ATENDENDO ENCOMENDAS PARA TODA CAMPOS


O empresário Antonio Carlos Barreto Ferreira Jr, enviou ao Blog um pedido de ajuda para o Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana, que passa por graves problemas financeiros. Antonio Carlos vem pedir a ajuda de toda a comunidade no intuito de arrecadar fundos para o Hospital continuar funcionando. Ele lembrou que a unidade, existe há 67 anos.

Leia o seu pedido de ajuda.

"Amigos estamos precisando ajudar o Hospital Psiquiátrico Dr. João Viana e a PADARIA NOSSA que funciona em anexo ao Hospital. A receita da padaria ajuda ao Hospital, por esse motivo gostaríamos de informar que a padaria estará a partir de agora atendendo a encomendas para toda cidade. 

Ligue, visite, faça a sua encomenda. A sua contribuição ajudará diversos pacientes que hoje precisam da nossa ajuda.

Os produtos da PADARIA NOSSA são maravilhosos (salgados, tortas, doces, pães), Ligue e faça o seu pedido, a padaria fica localizada na Rua Antônio Alves Cordeiro, 81 no Parque Rosário, o celular para ser feito os pedidos é (022) 99888-2727. "


A unidade atende a 120 pacientes com problemas mentais.e continua precisando, com urgência, de produtos de limpeza e higiene pessoal, além de alimentos. A campanha Amigos do João Viana foi idealizada na tentativa de arrecadar mensalmente, uma quantia em dinheiro que ajude no pagamento das contas mais urgentes, como água e luz.

O Hospital Dr. João Viana atende a pacientes de Campos e de municípios vizinhos como Macaé, Quissamã e São Francisco de Itabapoana, que vivem em regime de internação. Todos precisam de acompanhamento médico, psicológico e de uma alimentação balanceada.

Quem quiser aderir a campanha "Amigos do João Viana" ou ajudar com qualquer tipo de doação, o Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana fica localizado na Rua Antônio Alves Cordeiro, 81, Parque Rosário. O telefone para contato é o (22) 2737-1550.