Mostrando postagens com marcador Estadão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estadão. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de abril de 2014

JORNALISTAS DO ESTADÃO SÃO ABORDADOS POR TRAFICANTES NA MARÉ


A equipe de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo foi abordada por três supostos traficantes, na manhã desta segunda-feira,7, enquanto circulava pela Vila dos Pinheiros, uma das 15 favelas do Complexo da Maré (zona norte do Rio) ocupadas pelas forças de Segurança Nacional.

Os jornalistas estavam dentro do carro de reportagem, com identificação, quando três rapazes deram sinal de parar. A abordagem ocorreu por volta das 10 horas, numa rua paralela à Linha Vermelha, uma das principais vias expressas da cidade.

As duas vias são separadas apenas por uma mureta divisória. O local fica a cerca de 200 metros da praça da Vila dos Pinheiros, onde havia militares da Marinha e policiais militares. É a mesma praça onde foram hasteadas as bandeiras do Brasil e do Estado do Rio e onde foi montada a base do Batalhão de Choque da PM depois da ocupação da Maré, na madrugada do dia 30 de março.

Um dos jovens, que estava com uma arma na cintura, perguntou o que os repórteres estavam fazendo. Depois que os jornalistas disseram que estavam procurando viaturas das Forças Armadas patrulhando a região para fazer fotos, outro rapaz, que segurava um radiotransmissor, disse que “estava tudo tranquilo”. E pediu para que os repórteres não fizessem fotos do trio. O carro, então, foi autorizado a seguir viagem, mas foi seguido por alguns minutos por um dos rapazes (o que estava armado) de bicicleta.

A Vila dos Pinheiros é uma das dez favelas da Maré dominadas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP). Desde sábado, está sendo patrulhada por fuzileiros navais. A Marinha também ficou responsável pelo policiamento nas favelas Vila do João, Conjunto Novo Pinheiro (Salsa e Merengue), Conjunto Pinheiros e Conjunto Esperança.
 
 
 
Fonte: Em Resumo

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CCJ DA CÂMARA APROVA COTA PARA DEPUTADOS NEGROS



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta manhã o parecer do deputado Luiz Couto (PT-PB) referente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reserva vagas a parlamentares de origem negra. De acordo com a proposta do deputado petista Luiz Alberto (BA), a cota valerá para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal por cinco legislaturas a partir da promulgação da emenda, prorrogáveis por até mais cinco legislaturas. A proposta ainda passará por uma Comissão Especial antes de ir à votação em dois turnos no plenário da Casa.

O texto da PEC 116, de 2011, determina que o eleitor destine, além do voto às demais vagas, um voto específico para o preenchimento da cota. O critério para a candidatura é o da autodeclaração.

O porcentual das vagas dos deputados oriundos da população negra deve corresponder a dois terços do porcentual de pessoas que tenham se declarado negras ou pardas no último censo demográfico. O número de vagas não poderá ser menor que um quinto ou superior a metade do total de vagas disponíveis no Parlamento.

"O que se propõe aqui é dar um choque de democracia nas casas legislativas e que esse choque recaia justamente sobre a questão decisiva em todas as discussões histórica e teoricamente mais relevantes sobre a democracia no Brasil, que é a das relações entre equidade racial e equidade social, econômica, cultural e política", diz a justificativa da proposta.


Fonte: Estadão 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MORRE O ATOR GIULIANO GEMMA, AOS 75 ANOS


O ator Giuliano Gemma morreu, aos 75 anos, vítima de um acidente de carro em Cerveteri, próxima a Roma. Gemma chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Os demais envolvidos na colisão são um homem e seu filho.


Nascido em Roma em 2 de setembro de 1938, o ator tornou-se conhecido nos anos 1960 por uma série de westerns italianos como Uma Pistola para Ringo (1965) e Ringo Não Discute... Mata (1965). Mais recentemente, participou de Para Roma com Amor (2012), de Woody Allen.
 

Fonte: Estadão

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

JUSTIÇA LIBERA SHOWS DO ROCK IN RIO



A juíza Marcia Castro, da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, determinou no início da noite desta quarta-feira, 18, que o Rock in Rio está apto a realizar seus shows na Cidade do Rock, de quinta e domingo.

Segundo seu parecer, os problemas apontados pelo Ministério Público, relacionados ao atendimento médico, foram todos sanados, conforme apontou vistoria realizada pela tarde desta quarta. "O Rock in Rio atende a todas as solicitações", escreveu ela. A Justiça levou em consideração o fato de não ter havido casos de pessoas sem atendimento médico nos dias de show, apesar da média alta de 80 mil fãs por data.

O Rock in Rio entrou na mira do Ministério Público depois que fiscais estiveram no local para inspecionar as dependências médicas. No relatório que fizeram, apontaram 22 irregularidades, que iam de falta de leitos a áreas de emergência obstruídas.


Fonte: Estadão

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTADÃO: MORADORES DE SÃO JOÃO DA BARRA SENTEM FALTA DE ESTRUTURA

(Fotos: Ralph Braz)

Na paisagem de São João da Barra, o tráfego rotineiro de animais de carga e carroças, reflexos da vocação rural da cidade, se encontra com o fluxo intenso de caminhões, guindastes e veículos de carga pesada. O contraste é a marca da cidade nos últimos seis anos, quando o tradicional balneário de veraneio se viu "atropelado pela pressão" dos investimentos no Porto do Açu.


No Cajueiro, nos galpões de estábulos, surgiram hospedarias e quitinetes para abrigar os trabalhadores. Pastos se transformaram em loteamentos - sem escrituras e em áreas proibidas pelo zoneamento. No Grussaí, bares, lanchonetes e academias de musculação proliferaram. Na área rural, o valor do alqueire (27 km) saltou de R$ 14,5 mil, em 2005, para R$ 100 mil.



"A estrutura da cidade é a mesma", conta o empresário Romero Gomes. Sua loja de material de construção já foi roubada em R$ 40 mil, numa madrugada de maio. Cardíaco, ele reclama da falta de um hospital. "Somos escravos de Campos. Se infarto, tenho de ir para lá", diz. "O progresso que vi foi a chegada dos bancos."



Desde 2009, a prefeitura dispõe de um estudo sobre os impactos do projeto - apresentado pela LLX. Um plano diretor foi encomendado a Jaime Lerner, urbanista do Paraná, que desenhou uma cidade com transporte aquaviário, pontes e modelos de escola e hospitais. O financiamento viria do aumento da arrecadação, hoje 70% dependente de royalties do petróleo.


O projeto, entretanto, está parado na Câmara. "Com certeza no segundo semestre", estima o vereador e presidente da Casa, Aluizio Siqueira, para quem o porto é a "redenção" da cidade. A previsão era que a população aumentasse seis vezes - 250 mil em 2025. A demanda projetada era de mil salas de aula, 670 leitos e mais de 84 mil novas casas. "Sabíamos do impacto, mas achamos que é positivo. Estamos pensando no futuro", diz o prefeito Neco (PMDB). Até hoje, apenas 104 unidades habitacionais, três escolas e cinco unidades de saúde saíram do papel.

"Não dá para dizer que de um minuto para o outro teremos todas as melhorias sociais", avalia Júlio Bueno, secretário estadual de Desenvolvimento, para quem o processo de estabilização do distrito leva "duas décadas". "O importante é que âncora produtiva tenha qualidade para gerar um desenvolvimento inimaginável."


Fonte: Estadão