Mostrando postagens com marcador Blog do Roberto Moraes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Blog do Roberto Moraes. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de abril de 2015

CHEGADA DA LUA CHEIA PREOCUPA MORADORES DO AÇU

(Foto: Ralph Braz)
Está previsto para o próximo sábado, de Aleluia, o início de mais um período de lua cheia. Segundo moradores o mar na praia do Açu continua forte, o que poderia indicar novos avanços sore a costa, jogando água pelas ruas da praia.

As autoridades do Inea e da Prefeitura de São João da Barra continuam inertes. O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) que chegou a ser contactado para fazer estudos sobre os riscos, causas e medidas possíveis de contenção, já disse para os moradores que estabeleceram contato com o órgão que nenhum estudo está sendo feito sobre a erosão do mar no Açu.

A Prumo que controla o Porto do Açu insiste em dizer que não tem nada a ver com o problema. Os órgãos públicos parecem lavar as mãos. Nunca é demais relembrar que os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do porto já previam o problema. (Veja nas imagens do mesmo abaixo). Em julho de 2014, esse blog já tratava do assunto aqui.

O lamentável é que medidas de contenção são viáveis e só se tornaram necessárias por conta do empreendimento. Continuar a retardando o início dessas medidas poderá sair além de mais caro, uma forma da comunidade criar ainda mais resistências ao empreendimento que tanta promessas trouxe para a comunidade, especialmente a do Açu, que está vizinha do porto.

O blog continua acompanhando a apreensão da comunidade, assim, como espera que as autoridades se movimentem e produzam soluções e não apenas entrevistas a cada alagamento, já conhecido a nível nacional.




Fonte: Blog do Roberto Moraes

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

EIKE VISITA PORTO DO AÇU COM PESSOAL DA HYUNDAI



O blog foi informado que o empresário Eike Batista liderou hoje uma comitiva da coreana Hyundai em visita ao porto do Açu. A empresa coreana recebeu de Eike a participação de 15% da Unidade de Construção Naval (UCN) - estaleiro que está sendo construído no Açu, em São João da Barra.

Com a crise as obras do estaleiro estão praticamente paralisadas, já que suas principais encomendas eram de plataformas e sondas da empresa de petróleo do grupo EBX, a OGX, que depois da crise passou a ser chamada de OGP.

Eike chegou às instalações do Porto do Açu de helicóptero junto com assessores e os coreanos da Hyndai no final da manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro.

google.com/+ralphbraz


Fonte: Blog do Roberto Moraes