Mostrando postagens com marcador Avanço do mar no Açu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Avanço do mar no Açu. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de abril de 2015

CHEGADA DA LUA CHEIA PREOCUPA MORADORES DO AÇU

(Foto: Ralph Braz)
Está previsto para o próximo sábado, de Aleluia, o início de mais um período de lua cheia. Segundo moradores o mar na praia do Açu continua forte, o que poderia indicar novos avanços sore a costa, jogando água pelas ruas da praia.

As autoridades do Inea e da Prefeitura de São João da Barra continuam inertes. O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) que chegou a ser contactado para fazer estudos sobre os riscos, causas e medidas possíveis de contenção, já disse para os moradores que estabeleceram contato com o órgão que nenhum estudo está sendo feito sobre a erosão do mar no Açu.

A Prumo que controla o Porto do Açu insiste em dizer que não tem nada a ver com o problema. Os órgãos públicos parecem lavar as mãos. Nunca é demais relembrar que os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do porto já previam o problema. (Veja nas imagens do mesmo abaixo). Em julho de 2014, esse blog já tratava do assunto aqui.

O lamentável é que medidas de contenção são viáveis e só se tornaram necessárias por conta do empreendimento. Continuar a retardando o início dessas medidas poderá sair além de mais caro, uma forma da comunidade criar ainda mais resistências ao empreendimento que tanta promessas trouxe para a comunidade, especialmente a do Açu, que está vizinha do porto.

O blog continua acompanhando a apreensão da comunidade, assim, como espera que as autoridades se movimentem e produzam soluções e não apenas entrevistas a cada alagamento, já conhecido a nível nacional.




Fonte: Blog do Roberto Moraes

quinta-feira, 19 de março de 2015

MAR VOLTA A AVANÇAR NO AÇU EM SJB E PREOCUPA POPULAÇÃO

(Foto: Ralph Braz)
O mar voltou a avançar e deixar os moradores da Praia do Açu, em São João da Barra, Norte Fluminense, apreensivos. A maré alta pegou a população de surpresa nesta quarta-feira (18/03), mas apesar do susto, ninguém ficou desalojado ou desabrigado. A Defesa Civil local está de prontidão 24 horas para qualquer eventualidade.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil local, Adriano Martins, a situação é mais crítica na rua do popular ‘Chacrinha’, aonde a água chegou a invadir a varanda de um estabelecimento comercial. “A maré está aumentando e deve ficar assim por mais três dias. As ruas mais baixas também ficaram alagadas, mas a drenagem é rápida e a situação logo volta ao normal”, comentou o coordenador informando os números do órgão para qualquer necessidade: (22) 2741 8370 ou 199.

OUTRO CASO - No início de janeiro deste ano, o avanço rápido do mar resultou na erosão em trecho da estrada litorânea entre o Xexé e Maria da Rosa, no Cabo de São Tomé. Devido à destruição de trecho da estrada, na curva situada nas proximidades da Ponte sobre o Rio Açu, em Maria Rosa, a Defesa Civil de Campos interditou o local para evitar acidentes, com queda de veículos dentro do mar.

Na época, o secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira afirmou que foram adotadas medidas emergenciais. “A solução nos remete à construção de enrocamento (formado por fragmentos de rocha compactados em camadas de rochas) na orla daquele trecho, mas essa alternativa é de elevada complexidade técnica. Há necessidade de estudo hidrológico, ações que não são de competência dos municípios, porque ali, na orla, decisões dessa natureza competem à Marinha do Brasil e ao Ibama”, detalhou o secretário.




Fonte: Ururau

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

APÓS AVANÇO DO MAR ENTRE FAROL E AÇU É CONSTRUÍDA VARIANTE

(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura iniciou a construção de uma variante entre as localidades do Xexé e Maria Rosa, no Cabo de São Tomé. A intervenção, autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Parque Estadual da Lagoa do Açu, está sendo realizada após uma erosão na estrada litorânea, provocada pelo avanço do mar. A estrada continua interditada pela Defesa Civil Municipal.

Segundo o secretário Edilson Peixoto, a variante está sendo compactada com bica corrida, já que o solo é bastante arenoso. A variante terá 250 metros de extensão.

– A variante foi liberada em meia pista na tarde desta quarta-feira (14), para facilitar o acesso de moradores à Festa de Santo Amaro. A previsão é que todo o trabalho seja concluído neste final de semana – disse o secretário.




Fonte: Secom